UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Avaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNDB visa concretizar de forma sistemática o processo avaliativo, com o intuito de reconhecer o perfil da instituição que temos e da que buscamos, oferecendo subsídios para que, nos momentos certos, decisões adequadas sejam corretamente tomadas.

Para desenvolver a autoavaliação, a UNDB assume como postulados, além da democracia institucional, da liberdade nas ações e ética no fazer, da articulação entre qualidade e quantidade e da sensibilidade institucional para mudança, os seguintes princípios norteadores:

  • Globalidade: avaliação de todos os elementos que compõem a Instituição;
  • Comparabilidade: a busca de uma padronização de conceitos e indicadores;
  • Legitimidade: a adoção de metodologias e construção de indicadores capazes de conferir significado às informações, que devem ser fidedignas;
  • Reconhecimento, por todos os agentes, da legitimidade do processo avaliativo, seus princípios norteadores e seus critérios.

Trata-se a Comissão Própria de Avaliação (CPA) de uma comissão prevista no artigo 11 da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004 e criada não só para conduzir os processos de avaliação interna da IES, como também os processos de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep.

Participação da comunidade acadêmica

Os processos avaliativos constituem instrumentos importantes de gestão universitária capazes de indicar caminhos e rever processos. Mais que medir índices de crítica e satisfação a Avaliação Institucional está comprometida com a real reflexão sobre todos os processos e procedimentos.

A composição da CPA foi pensada visando à representatividade da Comunidade Acadêmica (Professores, Coordenadores de Curso, Técnicos Administrativos e estudantes) e Comunidade Externa. Em razão disso, é constituída por:

I – Presidente;

II – Vice-presidente;

III - até três representantes do corpo docente, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

IV – até três representantes do corpo técnico-administrativo, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

V - até três representantes do corpo discente, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

VI - até três representantes das coordenações de cursos, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

VII – até dois representantes da comunidade externa, preferencialmente um de São Luís e outro da região do campus fora de sede.

Existem no Centro Universitário UNDB processos de autoavaliação em diversos setores, destacando-se:

  1. Avaliação da Graduação, realizada de pela Direção Acadêmica e Coordenações de Curso;
  2. Avaliação da extensão, da Pesquisa Científica e Pós-Graduação, realizada pelo NUPEC  e referenciados pelos critérios da Capes/MEC;
  3. Avaliação de desempenho dos Técnicos Administrativos, realizada pelo Setor de Gente e Gestão;
  4. Avaliação do desempenho didático do docente realizada pelo discentes.

A CPA se propõe a acompanhar e relatar esses processos avaliativos, compondo um retrato institucional em seus relatórios anuais. Além disso, desenvolve outros estudos complementares ao processo de avaliação já existente no Centro Universitário UNDB.

Para alcançar os objetivos relacionados à avaliação dos cursos de Graduação, a CPA organiza encontros semestrais, tendo como público-alvo principal os Coordenadores de Colegiado, Curso e membros de Núcleo Docente Estruturante – NDE, para discussão de temas relacionados, principalmente, ao ensino e à extensão.

Além disso, comparece em eventos e reuniões promovidas por NDEs e Colegiados, realiza reuniões individuais com coordenadores de cursos de Graduação para discussão dos resultados do ENADE e acompanha as visitas de avaliação in loco.


Acesse: Avaliação Institucional

Acesse: Avaliação de Componente Curricular

Contato:

cpa@undb.edu.br


Membros

Os atuais integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UNDB são:

Presidente
Prof. Me. Rodrigo Monteiro de Lima

Vice-Presidente
Prof. Dr. Arnaldo Vieira Sousa

Representantes das Coordenações de Curso
Profª Drª Ilara Reis Nogueira da Cruz
Prof. Me. Jarbas Campelo Feitosa Filho
Profª. Me. Raissa Muniz Pinto

Representantes do Corpo Docente
Profª. Me. Andria Milano San Martins
Profª. Me. Jacqueline Maria Maranhão Pinto Lima
Prof. Me. Rodrigo Silva Lucena

Representantes do Corpo Técnico - Administrativo
Eduardo Henrique da Costa Lima
Raimundo Marcos dos Santos Neto
Daniel Paulo de Oliveira Brandão

Representantes do Corpo Discente
Catarina Silva Gomes Sobral
Thais Leticia Leite Sousa

Representante da Sociedade Civil Organizada
Luiza Santos Carvalho
Rakel Dourado

Boletins

Todo o processo de trabalho da CPA, assim como os resultados analisados, é consolidado em um Relatório de Autoavaliação Institucional. Trata-se de um relatório elaborado com base em um roteiro proposto pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC e composto por um relatório de transição, dois relatórios parciais e um relatório integral.

O Relatório da CPA, elaborado anualmente e publicado no Sistema e-MEC, tem por finalidade promover a cultura de autoavaliação e subsidiar os processos de avaliação externa. Além disso, tais relatórios servem de referência para proposição do processo de elaboração do PDI do Centro Universitário UNDB.

Downloads