Revista

  • Revista do CEDS Nº5
  • Revista do CEDS Nº4
  • Revista do CEDS Nº3
  • Revista do CEDS Nº2
  • Revista do CEDS Nº1

Mensagem editorial

O que une umbilicalmente temas aparentemente tão distintos como aquecimento global, desmatamento de florestas, poluição das águas, extinção de espécies, riscos e avanços tecnológicos, políticas e fontes de energia, agropecuária, segurança alimentar, construções, obras de infraestrutura, saneamento básico, planos urbanísticos das cidades, cidades para pessoas, transportes, gestão de resíduos, estilos de vida, consumo excessivo, crescimento econômico, combate à pobreza, políticas de inclusão social, promoção afirmativa de grupos minoritários e/ou historicamente oprimidos, promoção da cultura e do patrimônio histórico, democracia e participação popular em processos políticos decisórios, boa governança, combate à corrupção, reforma das instituições internacionais, direito humanos, resolução pacífica dos conflitos e paz mundial?

A resposta para tal pergunta pode ser encontrada em uma expressão: Desenvolvimento Sustentável (ou sustentabilidade, conforme o caso).

De forma direta ou indireta, todos os grandes problemas do mundo atual e suas respectivas soluções relacionam-se com as ideias basilares que compõem o conceito de Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade.

Por essa razão, Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade, hoje, está gradativamente deixando de ser considerado um tema acessório para tomar o lugar de tema central das sociedades viventes, imprescindível para o desenho do “futuro que queremos”, como tão bem expôs o lema da Conferência Rio+20. Compreender o que o mesmo significa, quais são suas implicações e quais são suas possíveis formas de efetivação, portanto, é um desafio crescente para a comunidade científica e para toda a sociedade.

É com base nesse desafio que, com enorme satisfação, apresento a Revista do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável-CEDS, um periódico semestral destinado a publicar as produções oriundas dos projetos de pesquisa do CEDS e produções externas, promovendo um diálogo constante, amplo e transdisciplinar sobre o tema do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões – ambiental, econômica, social, cultural, tecnológica, urbanística e política – e nas suas respectivas aplicações e soluções práticas, contemplando, sempre que possível, a realidade ludovicense e/ou maranhense e propondo soluções para os problemas existentes na mesma.

Acredito firmemente que o papel fundamental da pesquisa científica é o de analisar, debater e fornecer dados e soluções que, direta ou indiretamente, sirvam para desenhar o futuro que queremos e conduzir a sociedade nessa direção. E é exatamente no que a Revista do CEDS pretende contribuir.

Boa leitura a todos!
Com os meus melhores cumprimentos,

Isabella Pearce C. Monteiro
Coordenadora Geral do CEDS

Informações Gerais

Revista do CEDS
periódico acadêmico semestral do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável
(ISSN 2447-0112)

Direção Geral
Isabella Pearce de Carvalho Monteiro

Conselho Diretor

  • Marineis Merçon
  • Marcio Henrique Smith da Fonseca
  • Vito Assis Alencar dos Santos

Equipe Técnica

  • Nathalia Ramos
  • Letícia Pinheiro
  • Joubert Ribeiro
  • Carliane Sousa

Conselho Científico (em ordem alfabética)

  • César Roberto Castro Chaves (Mestre em Cultura e Sociedade)
  • Claudemir Gomes de Santana (Doutor em Engenharia Química)
  • Eden Santos Silva (Doutor em Engenharia Civil)
  • Elon Vieira Lima (Mestre em Engenharia Química)
  • Fabiana Aquino de Moraes Rêgo (Especialista em Desenho e Arquitetura de Interiores)
  • Isabella Pearce de Carvalho Monteiro (Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental)
  • João Conrado de Amorim Carvalho (Mestre em Ciências Contábeis)
  • José Agnaldo Pereira Mota Júnior (Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental)
  • José Antônio Viana Lopes (Mestre em Urbanismo e Patrimônio Histórico)
  • Luis Phelipe de C. C. Andrès (Mestre em Desenvolvimento Urbano)
  • Marcelo Caethano Sousa Cabeça (Mestre em Engenharia Civil)
  • Marcio Henrique Smith da Fonseca (Especialista em Arquitetura e Engenharia)
  • Marineis Merçon (Mestre em Ciências Sociais)
  • Rodolfo Carlos Alvarado Montoya (Doutorando e Mestre em Engenharia Civil)
  • Rose-france de Farias Panet (Doutora em Antropologia e Políticas Públicas)
  • Samuel Filgueiras Rodrigues (Mestre em Engenharia Civil)
  • Vito Assis Alencar dos Santos (Doutorando e Mestre em Engenharia Civil)
  • Thaís Emília de Sousa Viegas (Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental)
  • Tatyana S. de Medeiros Evangelista (Mestre em Ordenamento do Território)

Normas de publicação

A Coordenação do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável-CEDS informa as normas de publicação para a Revista do CEDS (periódico científico em formato virtual), a seguir dispostas.

  1. Disposições Gerais
    1. Serão aceitos para publicação na Revista do CEDS artigos de quaisquer áreas/cursos (Direito, Engenharia, Arquitetura, Ciências Contábeis, Administração, etc.) cujo tema abordado se relacione diretamente com a temática do desenvolvimento sustentável.
    2. O artigo não precisa ser inédito. Entretanto, caso não seja, o autor deve informar em nota de rodapé na primeira página em qual outro periódico/livro tal artigo foi anteriormente publicado.
    3. O artigo pode ser de autoria individual ou de autoria em dupla.
    4. O artigo deverá ser enviado para o e-mail ceds@undb.edu.br, juntamente com o termo de compromisso (modelo em anexo) devidamente assinado pelo(s) autor(es).
  2. Regras de formatação
    1. O artigo deve ser enviado no formato Word e ter de 10 a 20 laudas.
    2. O artigo deverá seguir as seguintes regras de formatação (modelo em anexo):
      1. Letra Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e recuo de 2 cm do parágrafo.
      2. Formato de folha A4, com margens justificadas. As margens superior e inferior devem ter 2,5cm e as margens esquerda e direita 3cm.
      3. Os itens e subitens devem ser numerados com algarismos indo arábicos (1,2,3..) e devem estar em negrito, com letra tamanho 12. A Introdução, Conclusão e a Bibliografia também devem estar em negrito, mas sem numeração.
    3. A primeira página do artigo deve conter (modelo em anexo):
      1. Título completo e subtítulo (se houver), centralizado, em negrito e em letra tamanho 14. Caso o artigo já tenha sido publicado antes, o título deverá remeter para uma nota de rodapé que indicará o periódico/livro/anais em que tal artigo já fora publicado.
      2. Nome do autor, logo abaixo do título, alinhado à direita, sem negrito e em tamanho 12. A titulação e o vínculo institucional do autor devem estar especificadas em nota de rodapé.
      3. Resumo de até 8 linhas, dois espaços abaixo do nome do autor, com espaçamento simples entre linhas e letra tamanho 12.
      4. Indicação de 3 a 5 palavras-chaves, dois espaços abaixo do sumário, com letra tamanho 12.
  3. Regras de citação e referências
    1. As citações diretas e indiretas deverão ser feitas pelo sistema alfabético-numérico, com a utilização de notas de rodapé com a indicação da fonte bibliográfica e notas de rodapé explicativas, todas com letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.
    2. Todas as fontes mencionadas no artigo deverão ser repetidas ao final do texto na Bibliografia, obedecendo-se à ordem alfabética do sobrenome do autor, com o título da obra em itálico e de acordo com as demais normas de citação da ABNT.
    3. Citações diretas de até três linhas deverão ser feitas no parágrafo em que se inserem, em itálico e entre aspas; excedendo esse número, a citação direta deve ser feita em novo parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem, letra tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas.
  4. Apreciação Editorial
    1. Artigos recebidos fora das regras estabelecidas serão excluídos.
    2. Se o número de artigos recebidos por edição da Revista do CEDS ultrapassar o número de 25, então a Comissão Editorial da Revista irá selecionar aqueles que serão publicados. Os demais artigos poderão ser publicados na próxima edição.