Pedagogia e Responsabilidade Social

29.09.08

As escolas comunitárias maranhenses sofrem com a falta de recursos financeiros e, por conseqüência, a falta de material didático apropriado ao desenvolvimento pedagógico de seus alunos. Consciente dessa realidade o curso de Pedagogia da UNDB, realizou a primeira de uma série de doações de livros a escolas comunitárias assistidas pelo Projeto de Extensão Leitura e Produção Textual.
Através de parceria com a AMBEV, importante multinacional que atua em nosso Estado, o Curso de Pedagogia da UNDB, coordenado pela Profª. Evangelina Martins Noronha, conseguiu arrecadar cerca de 9.500 (nove mil e quinhentos) livros das diversas áreas do Ensino Fundamental I e II.
O projeto tem como objetivo, através da doação dos livros, levar educação de qualidade a crianças e jovens de diversas comunidades de São Luís. Quando da entrega dos livros arrecadados às escolas beneficiadas, as representantes dessas instituições ainda participam de oficinas e palestras ministradas pelas professoras Maria Jandira de Andrade Sousa, Marineis Merçon e Maria Simara Torres Barbosa.
A primeira doação, com cerca de 1.500 livros, aconteceu na escola Desembargador José Sarney, localizada no bairro do São Francisco, e reuniu representantes das escolas adjacentes: Instituto Educacional Nossa Senhora das Graças, Obras Sociais da Paróquia São Francisco, Escolinha Comunitária Nova Esperança, Escola e Jardim de Infância São Francisco de Assis e Centro Educacional Sant´Ana - Escolinha Caminho do Saber.
Durante o encontro as representantes puderam assistir à palestra ministrada pela professora Maria Jandira, sobre: atividades de leitura e escrita para as séries iniciais do Ensino Fundamental, verdades e mentiras sobre o ato de escrever, como eram feitas as atividades escolares no passado e como elas são utilizadas hoje, dentre outros.
\"A oficina enquanto uma atividade de extensão da universidade mostra a função social da faculdade. E a UNDB enquanto uma instituição de ensino superior faz um trabalho atuante com a comunidade, o que é super importante, pois além de estar trabalhado a questão da formação de profissionais do Terceiro Grau, também está fazendo essa relação com os ensinos fundamental e médio. Então isso é de suma importância, por que é uma função da universidade também ter essa proximidade com esse segmento e nada melhor do que por meio dos projetos de extensão, é excelente\", disse a professora Maria Jandira, sobre o encontro.
Para a Coordenadora do Centro Educacional Sant´Ana - Escolinha Caminho do Saber, Silvana, o evento foi bastante gratificante \"Um momento de muita aprendizagem, com conhecimento e informações a mais que nósadquirimos. A professora Jandira, é uma excelente profissional, ministrou muito bem a oficina, e nós esperamos com isso que os professores que participaram desse momento, não só tenham adquirido conhecimento, mas, que levem esse conhecimento para sala de aula coloque-o em prática\".
Ao término da oficina as representantes das escolas comunitárias ainda participaram de sorteio, onde ganharam livros paradidáticos.
Vale destacar que o projeto não pára por aí, até o final do mês de outubro o Curso de Pedagogia da UNDB visitará os bairros: Divinéia, Liberdade, Cidade Operária e Alemanha.