Mercado de trabalho
O profissional formado em em Gestão de Recursos Humanos da UNDB poderá atuar em:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
- Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
- Órgãos públicos.
- Institutos e Centros de Pesquisa.
Sobre o curso
O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da UNDB tem por objetivo planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho.
Especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
- Duração: 2 anos – 4 semestres
- Valores para 2019:
- Horário: Noturno
- Obs.: Taxas e Encargos a serem assumidos pelos alunos após vencimento: multa de 2%+1% ao mês
- Diferenciais
- Coordenação
- Corpo Docente
- Grade Curricular
- Pesquisa e Extensão
- Estágio
A Coordenação do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UNDB está sob o comando do Prof. Fabio Santos Carvalho, que possui graduações em Administração pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA (2005) e Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB (2011) e é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2007) e em Direito Administrativo pela Faculdade dos Cocais (2016).
O Coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos desenvolve atividades como docente, diretor e responsável técnico das empresas Nacional Comércio e Serviços LTDA e SC Produtos Ortopédicos. Tem experiência em projetos, atuando há mais de 11 anos em gerenciamento de empresas, controle e monitoramento financeiro e planejamento e controle da produção.
Núcleo Docente Estruturante
-
Fábio Santos Carvalho
Titulação: Especialista em Gestão Empresarial -
Igor Olímpio Matos de Melo
Titulação: Especialista em Gestão Empresarial e Administração Financeira -
Marcelo Virgínio de Melo
Titulação: Mestre em Economia -
Odla Cristianne Patriota Albuquerque
Titulação: Mestra em Cultura e Sociedade - Raul Loiola Coelho Dias
Titulação: Mestre em Gestão Empresarial
Grade curricular
- Matemática Básica 50h
- Fundamentos de Gestão 50h
- Métodos e Técnicas de Pesquisa 50h
- Psicologia e Desenvolvimento Profissional 34h
- Homem, Cultura, Meio-Ambiente e Sociedade 50h
- Filosofia da Ciência 34h
- Contabilidade Básica 50h
- Direito Empresarial 34h
- Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento 50h
- Tecnologia da Informação e Gestão de Recursos Humanos 50h
- Rotinas de Pessoal 50h
- Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional 50h
- Economia e Estatística 50h
- Projeto Aplicativo – Rotinas de Pessoal 80h
- Recrutamento e Seleção de Pessoal 50h
- Treinamento e Desenvolvimento 50h
- Motivação e Liderança 34h
- Planos de Cargos, Salários e Sistemas de Benefícios 50h
- Gestão de Desempenho e Avaliação de Carreiras 50h
- Negociação e Mediação de Conflitos 34h
- Projeto Aplicativo – Desenvolvimento de Recursos Humanos 80h
- Empreendedorismo 50h
- Planejamento Estratégico 50h
- Comportamento Organizacional 50h
- Programas de Qualidade de Vida do Trabalho 68h
- Consultoria em Gestão de Recursos Humanos 68h
- Projeto Aplicativo – Gestão Estratégica de Recursos Humanos 100h
- Trabalho de Conclusão de Curso 50h
- Atividades Complementares 100h
- Disciplina de Enriquecimento Curricular – DREC 50h
*A grade de disciplinas é referente ao semestre vigente e pode sofrer alterações de acordo com a modalidade (EAD, Presencial ou Flex) e unidade escolhida. Para maiores informações entre em contato conosco, os telefones estão disponíveis ciclando aqui.
PESQUISA
A pesquisa é operacionalizada pela Coordenação do Curso, sendo responsável por formular, fomentar, estruturar, organizar, coordenar e executar as atividades, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE).
O contato do acadêmico com a metodologia da pesquisa logo no primeiro período começa a qualificá-lo, desde cedo, para a prática investigativa. A metodologia de papers é outro incentivo para a produção científica.
Atenta à importância da consagração da pesquisa com a publicização dos seus resultados, a UNDB estimula, ainda, a participação de seus alunos e professores em Encontros Nacionais e Internacionais de pesquisa, tais como o Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
Para dar suporte às atividades de pesquisa, além da destinação de carga horária específica para a pesquisa aos professores, a UNDB investe maciçamente no seu acervo bibliográfico, adquirindo novos títulos, clássicos e de referência histórica. Há ainda, assinaturas de periódicos voltados para a área do curso.
EXTENSÃO
A extensão universitária deve conectar-se não só ao ensino e à pesquisa, mas também às demandas da sociedade, contribuindo na luta pela superação das desigualdades sociais existentes na região. Por esse motivo, os projetos de extensão podem originar-se de solicitação da comunidade, de acordo com suas necessidades.
A extensão de campo consiste em práticas que levam os estudantes e os profissionais às comunidades, em especial às de baixa renda, alijadas de direitos básicos de cidadania. Por intermédio dela é que a IES consegue, de maneira mais incisiva, promover o diálogo entre os saberes acadêmico e popular. A abrangência das atividades de extensão é ampla, englobando comunidades e entidades. Nos diferentes projetos de extensão, há em comum a tentativa de utilização das ferramentas produzidas na academia para alavancar as possibilidades transformadoras da realidade.
A outra forma de operacionalizar a extensão tem sido chamada de extensão acadêmica; essa modalidade permite à sociedade em geral participar diretamente do conhecimento produzido no Curso. Com a extensão acadêmica, possibilita-se ao estudante o acesso continuado às diferentes temáticas de interesse do profissional de Redes de Computadores, operacionalizadas por meio de cursos, oficinas, palestras, jornadas, seminários, debates etc. Essas atividades, abertas à participação do público externo, representa um espaço importante para que a comunidade maranhense tenha acesso à produção acadêmica da UNDB. Os recursos arrecadados com a extensão acadêmica destinam-se ao financiamento das próprias atividades extensionistas do Curso.
A política de Estágio da UNDB, contemplada no PDI, está de acordo com as orientações elencadas no Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 03, de 18 de dezembro de 2002, que define que os estágios supervisionados devem assegurar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.
No Curso de Gestão de Recursos Humanos da UNDB, o estágio é regido pelo Regulamento de Estágio, estando este em harmonia com a legislação em vigor sobre estágios, em especial a Lei 6.494/77 (com redação dada pela Lei 8.859/94) e com o Decreto 87.497/82, com as respectivas alterações.