UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Avaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNDB visa concretizar de forma sistemática o processo avaliativo, com o intuito de reconhecer o perfil da instituição que temos e da que buscamos, oferecendo subsídios para que, nos momentos certos, decisões adequadas sejam corretamente tomadas.

Para desenvolver a autoavaliação, a UNDB assume como postulados, além da democracia institucional, da liberdade nas ações e ética no fazer, da articulação entre qualidade e quantidade e da sensibilidade institucional para mudança, os seguintes princípios norteadores:

  • Globalidade: avaliação de todos os elementos que compõem a Instituição;
  • Comparabilidade: a busca de uma padronização de conceitos e indicadores;
  • Legitimidade: a adoção de metodologias e construção de indicadores capazes de conferir significado às informações, que devem ser fidedignas;
  • Reconhecimento, por todos os agentes, da legitimidade do processo avaliativo, seus princípios norteadores e seus critérios.

Trata-se a Comissão Própria de Avaliação (CPA) de uma comissão prevista no artigo 11 da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004 e criada não só para conduzir os processos de avaliação interna da IES, como também os processos de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep.

Acesse a nova Avaliação Institucional por meio do endereço eletrônico: Avaliação Institucional

Assista o vídeo explicativo sobre a Avaliação Institucional de 2024.1

Participação da comunidade acadêmica

Os processos avaliativos constituem instrumentos importantes de gestão universitária capazes de indicar caminhos e rever processos. Mais que medir índices de crítica e satisfação a Avaliação Institucional está comprometida com a real reflexão sobre todos os processos e procedimentos.

A composição da CPA foi pensada visando à representatividade da Comunidade Acadêmica (Professores, Coordenadores de Curso, Técnicos Administrativos e estudantes) e Comunidade Externa. Em razão disso, é constituída por:

I – Presidente;

II – Vice-presidente;

III - até três representantes do corpo docente, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

IV – até três representantes do corpo técnico-administrativo, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

V - até três representantes do corpo discente, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

VI - até três representantes das coordenações de cursos, sendo dois da sede e um do campus fora de sede;

VII – até três representantes da comunidade externa, preferencialmente um de São Luís e outro da região do campus fora de sede.

Existem no Centro Universitário UNDB processos de autoavaliação em diversos setores, destacando-se:

  1. Avaliação da Graduação, realizada de pela Direção Acadêmica e Coordenações de Curso;
  2. Avaliação da extensão, da Pesquisa Científica e Pós-Graduação, realizada pelo NUPEC  e referenciados pelos critérios da Capes/MEC;
  3. Avaliação de desempenho dos Técnicos Administrativos, realizada pelo Setor de Gente e Gestão;
  4. Avaliação do desempenho didático do docente realizada pelo discentes.

A CPA se propõe a acompanhar e relatar esses processos avaliativos, compondo um retrato institucional em seus relatórios anuais. Além disso, desenvolve outros estudos complementares ao processo de avaliação já existente no Centro Universitário UNDB.

Para alcançar os objetivos relacionados à avaliação dos cursos de Graduação, a CPA organiza encontros semestrais, tendo como público-alvo principal os Coordenadores de Colegiado, Curso e membros de Núcleo Docente Estruturante – NDE, para discussão de temas relacionados, principalmente, ao ensino e à extensão.

Além disso, comparece em eventos e reuniões promovidas por NDEs e Colegiados, realiza reuniões individuais com coordenadores de cursos de Graduação para discussão dos resultados do ENADE e acompanha as visitas de avaliação in loco.




Contato:

cpa@undb.edu.br


Membros

Os atuais integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UNDB são:

Presidente
Prof. Me. Rodrigo Monteiro de Lima

Vice-Presidente
Prof. Dr. Arnaldo Vieira Sousa

Representantes das Coordenações de Curso
Profª Drª Ilara Reis Nogueira da Cruz
Prof. Me. Natan Barros de Oliveira
Profª. Ma. Raissa Muniz Pinto

Representantes do Corpo Docente
Profª. Ma. Andria Milano San Martins
Profª. Ma. Jacqueline Maria Maranhão Pinto Lima
Prof. Ma. Lígia Regina Guimarães

Representantes do Corpo Técnico - Administrativo
Rodrigo Aparecido Justino
Raimundo Marcos dos Santos Neto
Elisiane Lima Rosa

Representantes do Corpo Discente
Catarina Silva Gomes Sobral
Amanda Carvalho de Souza

Representante da Sociedade Civil Organizada
Luiza Santos Carvalho
Rakel Dourado
Raul Loiola Coelho Dias



Conquistas da CPA:

Confira as mais recentes conquistas da CPA UNDB. Todas as conquistas só foram possíveis a partir de todos os relatos. Muito obrigado! Abaixo seguem o relatório das conquistas, bem como um vídeo explicativo.


Assista o vídeo sobre as mais recentes conquistas da CPA UNDB



Onde Estamos

A sala de atendimento da Comissão Própria de Avaliação da UNDB está localizada próxima a Biblioteca Consuelo Bello Pereira. Além da sala de atendimento, a CPA também conta com uma ampla sala e reunião.




Boletins

Todo o processo de trabalho da CPA, assim como os resultados analisados, é consolidado em um Relatório de Autoavaliação Institucional. Trata-se de um relatório elaborado com base em um roteiro proposto pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC e composto por um relatório de transição, dois relatórios parciais e um relatório integral.

O Relatório da CPA, elaborado anualmente e publicado no Sistema e-MEC, tem por finalidade promover a cultura de autoavaliação e subsidiar os processos de avaliação externa. Além disso, tais relatórios servem de referência para proposição do processo de elaboração do PDI do Centro Universitário UNDB.

Ao final desta página, é possível acessar o resumo dos boletins informativos com gráficos dos últimos questionários aplicados.



Avaliações Externas

Junto às avaliações internas coordenadas pela CPA UNDB, o Centro Universitário UNDB também é submetido a avaliações obrigatórias conduzidas por comissões designadas pelo MEC/INEP (Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Essas avaliações são essenciais para o reconhecimento dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. As avaliações externas consideram três dimensões a serem avaliadas:

Dimensão 1: Organização Didático Pedagógica

Dimensão 2: Corpo docente

Dimensão 3: Infraestrutura

A CPA UNDB analisa os relatórios feitos pelas Comissões de Avaliação do MEC para análise e discussão interna. Abaixo segue um gráfico sobre as médias que a UNDB obteve em suas visitas nos três últimos anos.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma métrica utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior do país. Ele é calculado anualmente e considera diversos aspectos, como a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos cursos de graduação.

A partir do último IGC divulgado pelo INEP, o Centro Universitário conseguiu atingir o 4º melhor lugar entre os Centro Universitários do Brasil.



PROJETO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR – SEMESP

Com o objetivo de reconhecer a relevância do processo de autoavaliação realizado pelas Instituições de Educação Superior - IES, o Semesp criou em abril de 2021 um grupo de trabalho, integrado por acadêmicos e especialistas de 11 IES de diferentes regiões do Brasil que representam a diversidade do sistema em termos de porte, tipo de organização acadêmica e localização geográfica, para desenvolver um novo modelo de autoavaliação institucional para a educação superior brasileiro.

O Centro Universitário UNDB faz parte das 11 IES criadoras do projeto e, em 2023, complementar as atividades realizadas pela CPA UNDB, respondeu ao questionário do projeto piloto de autoavaliação da SEMESP. O instrumento proposto pela Rede de Autoavaliação Institucional do Semesp foi construído de forma colaborativa, com o intuito de inovar e elevar a CPA a um patamar estratégico, dar propósito/mérito ao processo de autoavaliação institucional e permitir ganho de qualidade na avaliação interna, além de uma postura ativa no apoio à gestão da IES.

O instrumento de autoavaliação está disposto em áreas, questões norteadoras, indicadores, fontes de evidências, níveis e descritores, como indicado na figura abaixo.

No FNESP de 2023, a UNDB recebeu o certificado de Reconhecimento por sua participação na criação do projeto e por participar do projeto piloto de aplicação do questionário modelo.

Downloads