XV Projeto Mambembe - São Luís 2013: O Gigante do Itaqui

08.06.13

O Teatro Maria Izabel Rodrigues acolheu na última quinta-feira (6/6) o XV Projeto Mambembe - São Luís 2013: O Gigante do Itaqui, evento organizado pela ComOrg – Comissão Organizadora – composta por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB e UEMA.

Nessa edição os debates do Projeto, que teve como temática O gigante do Itaqui, versaram em torno de levantar questionamentos, ideias, discussões e visões do Porto do Itaqui e o contexto em que ele está inserido. Complexo portuário este que atualmente é um dos principais indutores do desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão, onde juntamente com outros terminais privados, integra o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país.

O evento contou com a presença de representantes da UNDB, UEMA e Porto do Itaqui, além do Prof. Alex de Oliveira Sousa, da FENEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Sobre o Mambembe:

O Mambembe surgiu da necessidade de promover maior integração e troca de experiências entre as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Regional Nordeste, contribuindo com o reconhecimento e apropriação das características locais. Além do aumento do poder cognitivo dos envolvidos através da explanação da riqueza cultural da cidade abordada, possibilitando uma visão mais próxima da realidade regional, conhecendo-a e contestando-a através da potencialização de um olhar analítico.

Fonte: Comissão Organizadora Mambembe São Luís 2013