XIII Encontro Humanístico

21.10.13

O incentivo à produção científica é uma característica marcante da UNDB. Com o objetivo de formar um cidadão proativo e de olhar crítico, a faculdade não mede esforços para delinear um aprendizado não só teórico, mas que permita também a experimentação, a investigação científica.

Alunos e professores da faculdade constantemente participam de eventos científicos, apresentando suas pesquisas e resultados. Nesse sentido, 06 professores e 14 alunos da faculdade tiveram seus trabalhos aprovados no XIII Encontro Humanístico da UFMA, que acontecerá de 11 a 14 de novembro, no Centro de Ciências Humanas da UFMA.

A professora Marineis Merçon irá apresentar a comunicação oral “Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990: desacordos entre a obrigatoriedade das convenções e o uso efetivo do capital linguístico pelos falantes” e ministrará o minicurso: A língua nos espaços de enunciação: relações de poder e de distinção.

A aluna do 2º período de Arquitetura, Aline Maria Marques Bezerra, irá apresentar o trabalho "Revitalização Urbana: São Luís e suas necessidades", sob a oritentação do prof.  César Roberto Castro Chaves, que, por sua vez, também irá apresentar a comunicação oral "Educação patrimonial no bairro do Desterro: estudos sobre os projetos de patrimonialização no Centro Histórico de São Luís - MA".

Confira a relação de trabalhos aprovados do Curso de Direito:

-  Trabalhos orientados pelo Prof. Me Arnaldo Vieira:

1. Os mandados expressos de criminalização e a tortura: da Inquisição à Lei n°. 9.455/97
Autores: George Cabral Cardoso e Erick Silva de Oliveira.

2. Intervenções Humanitárias e o dever de proteger: a busca de alternativas pacíficas em prol do maior respeito às vítimas.
Autores: Gabriella Sousa da Silva Barbosa

3. Intolerância religiosa: uma abordagem contemporânea acerca das religiões de matriz afrodescendente.
Autores: Brenda Wash Ferraz Braga e Gláucia Maria Maranhão Pinto Lima

4. A música e o direito: o papel das músicas de protesto para a construção histórico-social do direito à liberdade de expressão artística no período de 1964-1988.
Autores: Perez Silva da Paz e Thayna Macêdo de Araújo.

5. O papel das mídias sociais na nova concepção do direito à livre manifestação: um olhar sobre as influências globais.
Autores: Anne Karoline Aires Brito e Sérgio Henrique Sorocaba.

- Trabalhos orientados pela Profa. Me. Amanda Thomé

1. Liberdade de cátedra e ensino plural no âmbito d educação superior promovida por instituições privadas
Autor: Manuela Ithamar Lima

- Trabalhos orientados pela Profa. Me. Nilvanete de Lima

1. A experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) cariocas revisitada em São Luís – MA: ideias de uma segurança pública constitucionalizada e de uma polícia cidadã?
Autores: Danyell Coutinho Vilas Boas, Dermison Cunha Monteiro, Mateus Coelho Lago

Os nossos parabéns a todos!

Mais informações: http://www.encontrohumanistico.eventos.dype.com.br/site/capa