Visitando o velho continente para conhecer novas ideias

04.09.14

Conhecer as propostas de mobilidade urbana e a arquitetura dos edifícios de Paris, Bruxelas, Amsterdam e Berlim para adaptá-las nas cidades brasileiras é o objetivo da viagem ao velho continente do Projeto de Pesquisa “Cidade Pós Modernas” da UNDB.  O grupo – composto por 15 alunos de Arquitetura e Urbanismo e os professores Tatyana de Medeiros e José Agnaldo – será recebido na tradicional Universidade de Sobornne, em Paris, onde assistirão à palestra “Mobilidade Urbana Europeia” ministrada por professores da renomada instituição.

Durante 10 dias os estudantes terão a oportunidade de analisar as pós-modernas edificações das cidades, avaliar sua historia, as funções físicas e os materiais utilizados na construção. A investigação também se estende a mobilidade urbana, por meio da análise dos meios de transportes existentes e as mudanças urbanísticas e educacionais que foram necessárias para implantá-los.

Os alunos poderão, ainda, entender as vantagens sociais e ambientais que tais projetos agregaram às cidades. A professora Tatyana de Medeiros destaca que será feito um comparativo entre as cidades, pois no que diz respeito aos temas de estudo são locais com propostas bem sucedidas. “Além de agregar a vida profissional dos estudantes, a viagem será fundamental para a elaboração de artigos acadêmicos sobre esses temas, e vai surgir um leque imenso para pesquisa, pois alguns vão se interessar sobre a bicicleta na cidade, ou sobre trens de superfície, ou arquitetura moderna em centros históricos, enfim são muitas possibilidades de estudo”, explica a professora.

As atividades do projeto iniciaram com reuniões em grupo, como forma de preparação para a viagem em outubro.  A estudante Ana Caroline, do 4º período, acredita que a viagem será uma oportunidade de conhecer cidades que se destacam pela inovação e ao mesmo tempo respeito pelos aspectos tradicionais de sua história.