VIII Encontro Científico da UNDB começa nesta quinta-feira

03.11.15

Faltam poucos dias para o início da oitava edição do maior evento científico da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, o Encontro Científico da UNDB. O evento, que neste ano tem como tema “Tecnologia: dados, materiais e processos”, terá suas conferências, palestras e mesas-redondas no Teatro Maria Izabel Rodrigues, com apresentação de pôsteres na área de vivência e comunicações orais em salas de aula sinalizadas, entre os dias 5 e 6 deste mês.

Na próxima quinta-feira, 5, após a cerimônia de abertura a ser realizada pela diretora acadêmica da UNDB, a professora doutora Ceres Murad, haverá, às 19h40, a conferência da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Denise Pires Fincato, que falará sobre o tema “Teletrabalho no Brasil”. A docente - doutora em Direito desde 2001 pela Universidad de Burgos, na Espanha - desenvolve pesquisas nas áreas de ensino jurídico, trabalho infantil, teletrabalho, processo eletrônico, direito laboral e inovações tecnológicas. O coordenador do curso de Direito da UNDB, Arnaldo Vieira Sousa, fará a coordenação da mesa.

Em seguida, às 21h, o também professor da PUC/RS, Adalberto de Souza Pasqualotto, falará da temática “O desafio da publicidade infantil: entre a liberdade de expressão comercial e a proteção à infância”, com coordenação de mesa a ser feita pela coordenadora de Monografia Jurídica da UNDB, Thaís Emília de Sousa Viegas. Pasqualotto, doutor em Direito pela mesma PUC/RS desde 2006, atua nas temáticas de direito do consumidor, contratos e responsabilidade civil.

Pôsteres

No mesmo dia, às 14h, começam as apresentações de pôsteres nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharias e Gestão em diferentes temáticas, desde “Plano de Reabilitação Urbana para a comunidade de Portelinha (Ponta do São Francisco)” até “Análise e desenvolvimento de um software de tomada de decisão no mercado de venda de ingressos”.

No segundo dia, a programação reserva, a partir das 14h, comunicações orais, apresentações de pôsteres, palestras e mesas de discussão, apresentação de projetos interdisciplinares e a premiação das melhores apresentações de pôsteres.

Confira a programação:

05 de novembro

• 14h às 19h: Credenciamento
  • 14h às 22h: Apresentação de Pôsteres
  • 19h: Abertura: Prof.ª Dra. Ceres Murad (Diretora Acadêmica da UNDB)
  • 19h40: Conferência 1: “Teletrabalho no Brasil” – Prof.ª Dra. Denise Pires Fincato (PUC/RS).
    Coordenador da Mesa: Prof. Me. Arnaldo Vieira Sousa (Coordenador do Curso de Direito da UNDB)
  • 21h: Conferência 2: “O desafio da publicidade infantil: entre a liberdade de expressão comercial e a proteção à infância” – Dr. Adalberto de Souza Pasqualotto (PUC/RS).
    Coordenadora da Mesa: Thaís Emília de Sousa Viegas (Coordenadora de Monografia Jurídica da UNDB).

06 de novembro

• 14h às 17h: Comunicações Orais