VI Manhã Literária da UNDB

23.10.10

Antares. Sexta-feira, 13 de dezembro de 1963. Este foi o cenário revivido pelos alunos do segundo período do Curso de Direito da UNDB (vespertino e noturno), sob a coordenação da Profª Esp. Marineis Merçon, em mais uma edição da Manhã Literária da faculdade. Culminância do Case da disciplina Português II, a VI Manhã Literária teve como tema a análise da magnífica obra de Érico Veríssimo \"Incidente emAntares\".

O trabalho apresentado na VI Manhã Literária é fruto de leituras, discussões e releituras feitas pelos alunos para adaptação de peças teatrais. Roteiro, cenários, figurinos, sonoplastia, enfim, toda a estrutura necessária para as encenações fica a cargo dos estudantes de Direito, evidenciando a relevância da leitura para a visão holística dos cidadãos e como os clássicos da literatura contribuem para o seu enriquecimento lingüístico.

Mestres da literatura como o Prof.Sebastião Moreira Duarte, Membro da Academia Maranhense de Letras e docente da UNDB, e o Prof. José Neres, crítico literário e escritor maranhense, abriram a sexta edição da Manhã Literária participando de um ciclo de palestras referente à vida e à obra de Érico Veríssimo.

Após as palestras, os alunos apresentaram duas peças teatrais alusivas à obra \"Incidente em Antares\", que deixaram o púbico presente no Teatro Maria Izabel Rodrigues entusiasmados.

Acadêmicos, professores, pais e convidados tiveram uma manhã especial. A Prof.ª Marineis Merçon, coordenadora do projeto, ressaltou o quão é importante a presença de todos nesse momento ímpar para a UNDB, quando os jovens estudantes do 2º Período do Curso de Direito demonstram sua apreciação da obra analisada e sua desenvoltura teatral.

Vale ressaltar que a Manhã Literária faz parte do Projeto Direito e Clássicos da Literatura: análises literárias e experiências teatrais como incentivo à leitura e domínio da oratória.

UM POUCO SOBRE O PROJETO

PROJETO DIREITO E CLÁSSICOS DA LITERATURA: análisesliterárias e experiências teatrais como incentivo à leitura e domínio daoratória

Reconhecer arelevância dos clássicos da literatura para as práticas de leitura e dasatividades teatrais como agentes de domínio da oratória no campo do Direito ena interação social é o objetivo primaz das aulas de Português no Curso deDireito da UNDB. O contato com a palavra escrita é imprescindível no processo metalinguístico e, consequentemente, no processo metacognitivo. Ler osclássicos da literatura é essencial para as discussões entre os acadêmicos afim de torná-los leitores e produtores de textos dos diversos gêneros. Assim, por meio da leitura e análise de clássicos da literatura, discutem-se as obras, depreendem-se sentidos e releem-se: Dom Casmurro, O Alienista, MemóriasPóstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O Mulato, de Aluísio Azevedo; OCortiço, de Aluísio Azevedo, dentre outros clássicos da literatura.