VI Encontro Científico da UNDB

01.10.13

A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, Instituição de Educação Superior constituída com o intuito de desenvolver um projeto educacional de qualidade, tem como perspectiva institucional a tríade da educação em práticas pedagógicas consolidadas em ensino, pesquisa e extensão. Assim, com o objetivo de estimular a produção do conhecimento nesta Instituição e promover o intercâmbio de saberes na nossa comunidade, através de parcerias consolidadas com as demais IES maranhenses e nacionais, a UNDB apresenta o Edital para as inscrições de trabalhos no seu VI Encontro de Iniciação Científica.

Para apresentação durante o VI Encontro, que tem como tema Sustentabilidade: abordagens transdisciplinares, podem ser inscritos: Artigos, Papers, Cases, Trabalhos Monográficos – através de Pôsteres e Comunicações Orais, para o corpo discente e graduados; Mesas de Discussão e Palestras, para o corpo docente. Serão considerados inscritos nas Sessões de Pôsteres e Sessões de Comunicações Orais os trabalhados cujas Fichas de Inscrição sejam entregues na Recepção da UNDB, em consonância com as normas dos Regulamentos anexos, acompanhadas do comprovante de pagamento.

Os trabalhos do corpo docente serão validados por meio eletrônico.
Os trabalhos aprovados pela Comissão de Avaliação serão apresentados no VI Encontro de Iniciação Científica da UNDB. O Encontro será realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2013, das 14h às 22h, nas instalações da UNDB, e visa a promover o encontro de estudantes e professores pesquisadores da UNDB e demais IES locais e nacionais, com o fim de fomentar e divulgar a pesquisa no meio acadêmico.

Nessa edição Evento contará, ainda, com um minicurso com apoio do CEDS, no dia 09 de novembro, ministrado pelo Prof. PhD Giovanni De Feo – Universidade de Salerno/Itália.

• Inscrições - na Central de Atendimento da UNDB
    Com apresentação de trabalhos – docentes, discentes e graduados: até o dia 31 de outubro (ver regulamentos abaixo);
    Sem apresentação de trabalhos – docentes, discentes e graduados: até o dia 07 de novembro (ver ficha de inscrição abaixo);
  • Certificação
    20 horas: participantes com 75% de frequência;
    20 horas + Apresentação de trabalhos: participantes com apresentação de trabalhos e com 75% de frequência;
    10 horas: minicurso “Gestão de resíduos sólidos: experiências da Europa para a realidade brasileira”
  • Investimento
    Mesas de discussão, Palestras, Comunicações Orais e Sessões de pôsteres:
    Alunos UNDB - R$ 30,00;
    Alunos outras IES - R$ 35,00;
    Graduados - R$ 40,00;
    Profissionais - R$ 40,00
    Minicurso:
    Alunos UNDB - R$ 100,00;
    Alunos outras IES - R$ 150,00;
    Graduados e Profissionais - R$ 170,00
  • Programação
    07 de novembro
    14h às 18h - Credenciamento;

08 de novembro
    14h às 17h30min – Comunicações Orais;
    14h às 19h – Apresentação de Pôsteres;
    18h às 19h – Palestras e Mesas de discussão;
    19h - Solenidade de Abertura – Profa. Dra. Ceres Murad (Diretora Acadêmica –UNDB)
    19h30min – Conferência 1 “Vias e desvios: por alguns caminhos (in)sustentáveis do Mundo Antigo e da Idade Média à Modernidade – textos, contextos e pretextos” – Dr. PhD Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ)
    20h30min – Conferência 2 “Gestão de resíduos sólidos: relatos de experiência do Continente Europeu” – PhD Giovanni de Feo (Universidade de Salerno – Itália)
    21h30min – Mesa de debates e Premiação dos Pôsteres;
    21h30 às 22h – Apresentação Cultural
    09 de novembro
    9h às 12h / 14h30min às 18h – Minicurso “Gestão de resíduos sólidos: experiências da Europa e a realidade brasileira”, com o Prof. PhD Giovanni de Feo (Universidade de Salerno – Itália). Tradução simultânea. Vagas limitadas: 60.
  • Informações e Organização do evento
    Profa. Marineis Merçon – manineis.mercon@undb.edu.br;