UNDB tem trabalho aprovado em Seminário da Universidade Federal Fluminense

09.10.14

Com o tema “Imigrantes Bolivianos no Trabalho Escravo Contemporâneo: Análise do Caso Zara a partir das RPGS” a Profa. Ma. Marineis Merçon terá artigo publicado no 4º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. O evento é promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense – UFF e acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Rio de Janeiro.

A professora destaca no artigo que, atualmente, o trabalho análogo ao trabalho escravo é fato e pode ser constatado, muitas vezes, na produção global com fins voltados para uma demanda de consumo na qual a qualidade aliada ao baixo custo final pode trazer subjacente, em alguns casos, a exploração de homens e mulheres. “Neste artigo, apresenta-se um caso ilustrativo de como, em uma RPG (rede de produção global), pode ser identificado o trabalho análogo ao escravo e como a firma líder, no contexto globalizado, torna-se responsável pela feitura dos seus produtos ao longo da sua rede de produção”, destaca Marineis em trecho do artigo.