UNDB recebe presidente do Lean Institute Brasil

09.05.16

Lean Thinking (ou Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. A gestão lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos, identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valor primários e secundários, por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa. O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas lean.

Esse foi o foco da palestra ministrada por José Roberto Ferro, presidente e fundador do Lean Institute Brasil, Engenheiro de Produção, Mestre e Doutor em Administração e ex-professor universitário. O público formado por alunos e professores da UNDB e profissionais interessados lotou o Teatro Maria Izabel Rodrigues.

Em sua fala, Ferro destacou que a adoção dessa mentalidade tem trazido resultados extraordinários para as empresas que a praticam, ainda que poucas empresas tenham conseguido replicar totalmente o sucesso e a eficiência operacional alcançados pela Toyota, onde surgiu o conceito original do termo “lean”.

Os resultados obtidos pelas empresas que adotam a Gestão Lean geralmente implicam aumento da capacidade de oferecer os produtos que os clientes querem, na hora em que eles precisam, aos preços que estão dispostos a pagar, com custos menores, qualidade superior e lead times mais curtos, garantindo, assim, maior rentabilidade para o negócio.

Especificamente no Maranhão é crescente a implementação da metodologia lean em diversas corporações de grande porte como Vale, Alumar, Votorantim entre outras, contudo, existe carência de profissionais com este perfil bem como a utilização de tal metodologia em empresas de médio e pequeno porte.

É por isso que a UNDB traz essa nova pós-graduação para o público local. Voltada a consultores, empreendedores e profissionais de qualquer área de atuação, que desejam expandir o conhecimento de gestão, o curso, inédito no estado, é inspirado no modelo de gestão japonesa com foco em eficiência e resultado.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio e mais informações podem ser obtidas pelo número: (98) 4009-7077.