UNDB promove Maratona de Programação

23.03.17

A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação da UNDB promove no dia 08 de abril, das 14h às 18h, no Laboratório de Informática 1, a Maratona de Programação UNDB. O evento é aberto a alunos de Sistemas de Infomação, do 1º ao 4º período, e os interessados devem se inscrever na coordenação do curso para participar.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006, o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano observa-se que as instituições e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição. Esses alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Em 2017, o curso de Sistemas de Informação da UNDB participa pela primeira vez da Maratona de Programação regional e, para isso, organiza o primeiro evento preparatório no dia 08 de abril. Serão 8 problemas a serem resolvidos pelos parcipantes em diversas áreas do conhecimento, como: Lógica Matemática, Banco de Dados, Algoritmos e Estrutura de Dados. Irão participar dessa primeira edição somente alunos até o quarto período do curso.