UNDB nas Comunidades

20.05.10

Alunos e professores do Curso de Administração da UNDB viajaram, neste último final de semana, para Morros com o objetivo de entrevistar, fazer levantamentos e dar orientações de gestão e administração de negócios aos artesãos da região e seus familiares.

A atividade faz parte do Projeto de Extensão Morros, que consiste no acompanhamento dos artesãos de Axixá e Morros, no gerenciamento do Espaço Mário Veiga, local de exposição e vendas de artesanato, construído pela UNDB JR, em terreno cedido pela Pousada Quebra-Anzol em Morros.

Para as alunas do primeiro período de Administração, Camila Leal e Ingrid Nolêto, o Projeto é uma grande iniciativa da UNDB pois não só permite aos acadêmicos lidar com a prática profissional como também desperta neles o sentimento de estar contribuindo para o desenvolvimento da região.

\"Com a visita, pude vercomo a economia solidária busca reduzir as desigualdades sociais por meio do trabalho, como o artesanato, e com isso poderei incentivar novas instituições a investirem nesse tipo de economia\" - comenta Ingrid. \"Visitamos as casas dos artesãos, o espaço Mário Veiga e o trajeto que eles fazem todos os dias de suas casas até o espaço. É uma ótima oportunidade de aprendizado, pois vemos pessoalmente o impacto que o Projeto Morros causou nos participantes e na economia local e ao mesmo tempo, temos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a economia solidária em prática\" - revela Camila.

Na ocasião os estudantes entrevistaram profissionais como a Dona Janete, que contou como o projeto e a comercialização dos produtos expostos no Espaço têm ajudado em sua renda familiar.

\"Com o projeto tive uma nova visão sobre a venda dos meus produtos.Minha vida mudou muito com essa nova fonte de renda\", conta a artesã.

Vale ressaltar que como resultado dessas visitas os alunos produzem relatórios com fotos e depoimentos dos artesãos e familiares.