UNDB leva troféu na 3ª JOEX

21.09.10

Professores e alunos da UNDB participaram este mês da III Jornada de Extensão (JOEX)promovida pelaUniversidade Estadual do Maranhão.

A JOEX é um evento realizado anualmente pela UEMA com o intuito de valorizar e incentivar a prática da Extensão Universitária no estado. Sob a orientação de professores, os alunos relatam, no evento, suas experiências e resultados obtidos durante os meses de atividades nos projetos.

Dentre as várias faculdades particulares que participaram da jornada, a UNDB foi a única que recebeu o Troféu Jovem Extensionista, com o melhor projeto de Extensão. Sob a orientação da professora Marineis Merçon, o projeto vencedor foi DIREITO E CLÁSSICOS DA LITERATURA: análises literárias e experiências teatrais como incentivo à leitura e domínio da oratória.

Além da professora Marineis Merçon, participaram também da III JOEX, os professores Elton Fogaça (Direito), Maurício Beserra (coordenador do Curso de Administração)e Nazaré Barros (coordenadora do Curso de Ciências Contábeis).

Confira aqui um resumo dos trabalhos apresentados:

DIREITO E CLÁSSICOS DA LITERATURA: análises literárias e experiências teatrais como incentivo à leitura e domínio da oratória. (Orientação: Profa. Esp. Marineis Merçon)

Reconhecer a relevância dos clássicos da literatura para as práticas de leitura e das atividades teatrais como agentes de domínio da oratória no campo do Direito e na interação social é o objetivo primaz das aulas de Português no Curso de Direito da UNDB. Ler os clássicos da literatura é essencial para as discussões entre os acadêmicos a fim de torná-los leitores e produtores de textos dos diversos gêneros bem como Empregar a prática da oratória nas apresentações teatrais - releituras das obras literárias estudadas em sala de aula.

PAJUP - Programa de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Orientação: Prof. Msc. Elton Fogaça)

Este projeto de extensão pretende apresentar o uso do Direito como instrumento de emancipação social, rompendo com o modelo jurídico hegemônico, bem como com a idéia hierárquica do conhecimento científico sobre o social.

Projeto MORROS: UNDB nas comunidades (Orientação: Profs. Msc. Maurício Beserra e Nazaré Barros).

Este projeto de extensão pretende conhecer as motivações dos artesãos no desenvolvimento dos seus trabalhos e descobrir estratégias e ações para transformar a atitude de sobrevivência em negócio potencial, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável da região.

Encerrando os trabalhos, os alunos do projeto Direito e Clássicos Literários apresentaram para o público da jornada a releitura do Clássico \"O Cortiço\" - apresentado em primeira mão na Manhã Literária da UNDB.