UNDB - Ferramentas de Tecnologia para Sala de Aula

22.07.14

Para uma geração de alunos que vivem conectados e que fazem da internet a principal ferramenta de interação, os professores da UNDB estão utilizando a tecnologia como uma aliada na sala de aula. Durante a programação do Encontro Pedagógico, realizado sábado (19), a Profa. Dra. Ceres Murad, Diretora Acadêmica da Instituição, apresentou aos docentes por meio de teleconferência a ferramenta “UNDB Tecnologia para a Sala de Aula”.  A professora Ceres destacou que este projeto faz parte do compromisso da UNDB com a qualidade. “A tecnologia é uma ferramenta de imenso potencial e na sala de aula é algo que enriquece o ensino”, explica.

Com a inserção da ferramenta tecnológica cada professor terá um Ipad com acesso a diversos aplicativos. Por meio deles será possível compartilhar recursos didáticos com os alunos, além de construir uma aula mais interativa. A professora Marineis Merçon, responsável pela implantação da ferramenta, acredita que a proposta foi bem recebida pelos professores. “Os nossos docentes foram receptivos e já podemos sentir que será um sucesso”, afirma Marineis. O professor dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, Airton Maciel, acredita que a plataforma será muito útil em sala de aula e já tem muitas ideias de como utiliza-la.

Entre os recursos apresentados pelo Analista de Suporte do Núcleo de Tecnologia da Informação – João Alisson e pela Gerente de Projetos da UNDB – Profa. Ma. Luiza Zaramela, estão: o Time Capsule, rede para postagem de materiais que pode ser acessada no momento da aula, gerando também a possibilidade do professor encaminhar as aulas para o portal acadêmico Totvs.

foto[2] A plataforma acessa outros softwares como o file explorer, os formulários do google drive, instashare, facetime, Globosatplay, Foxplay, entre outros. Por meio desses formulários os professores poderão fazer avaliações em tempo real com os alunos. O facetime, por exemplo, poderá ser usado por palestrantes convidados de qualquer parte do mundo gerando interação em tempo real com o aluno. Os estudantes, ainda, poderão compartilhar conteúdos com o professor e toda a turma, mostrando o material no quadro ou enviando para os dispositivos conectados.

A professora de Direito Ambiental e Coordenadora do CEDS, Isabella Pearce, acha essencial o uso das tecnologias em sala de aula. “Para o ensino do futuro e para interagir com o aluno é importante fazer uso dessas tecnologias, além de ser uma forma de evitar o uso de material xerocopiado, o que auxilia na preservação do meio ambiente. Eu fico muito feliz que a UNDB esteja pronta para o futuro”, afirma a professora.