UNDB e Universidade de Pittsburgh firmam parceria

08.05.12

A UNDB recebeu, neste fim de semana, 14 estudantes da Universidade de Pittsburgh-EUA para um intercâmbio científico-cultural durante 2 meses. Os alunos fazem parte do Programa de Estudos Brasileiros do Centro de Estudos Latino Americanos (CLAS, em inglês) da Universidade de Pisttsburgh.
Para o Diretor Acadêmico do CLAS-Pittsburgh, Julian Asenjo, esta é uma oportunidade única para os estudantes. \"Desde 1972, os estudantes de Pittsburgh tem a possibilidade de enriquecer a sua história acadêmica e pessoal, com esta experiência de campo. Isto porque além das aulas preparatórias sobre o país que vão conhecer e de metodologia da pesquisa para o projeto que irão desenvolver, o programa também objetiva o intercâmbio cultural, o aprendizado pessoal, ao viver em um país cuja cultura é diferente da sua\" - afirma.
Durante estada em São Luís, os alunos coletarão dados para consolidar os projetos queelaboraram em Pittsburgh,a partir da participaçãoem seminários preparatórios para vinda ao Brasil, onde tiveram um panorama sobre a cultura, economia, política e geografia do Brasil e de São Luís.
A estudante Courtney Sladic está animada com a pesquisa que irá realizar em São Luís. \"A minha pesquisa é com os microempreendedores da cidade. Estou ansiosa para começar as entrevistas e descobrir um pouco mais sobre São Luís e seus empreendedores. Além disso espero muito melhorar o meu português\" - declara.