UNDB e Procon firmarão convênio

20.02.15

A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco e a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) estão em tratativas para assinatura de termo de convênio que beneficiará a população maranhense com a instalação de um Posto Avançado de Atendimento  no Núcleo de Prática Jurídica da UNDB.

Segundo o coordenador do NPJ, Prof. Esp. Roberto Almeida, a expectativa é que até o final de março o posto já esteja em funcionamento. “Com a implantação do posto poderemos realizar atendimento ao consumidor e audiências que envolvam fornecedores e consumidores, com os nossos alunos atuando como conciliadores nessas audiências”, explicou.

O posto ficará localizado na Av. Colares Moreira, no mesmo prédio onde está situado o NPJ. O atendimento e as audiências de conciliação, que contarão com a supervisão de professores da IES especializados em Direito do Consumidor, serão realizados pelos acadêmicos do Curso de Direito.

“A defesa do consumidor é a defesa da cidadania. O posto avançado facilita o acesso dos consumidores e a eficiência do serviço prestado, por meio da conciliação entre comprador e empresa”, completou o coordenador do NPJ, Roberto Almeida.

O Núcleo de Prática Jurídica da UNDB já possui convênios importantes com outras instituições maranhenses, como a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP), o Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas (CRISMA) e o Tribunal de Justiça do Estado Maranhão (TJ/MA).

Por meio dessas parcerias, os alunos têm a oportunidade de vivenciar situações reais do mercado profissional, com estágios curriculares ou extracurriculares, e a IES cumpre o seu papel ao oferecer um espaço para a prática do Direito e promover a forte comunhão entre ensino, pesquisa e extensão.