UNDB e EXIN

17.10.14

A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação promoveu, recentemente, o Curso de Extensão ITIL v3, evento que é fruto da parceria firmada entre a UNDB e a EXIN, uma certificadora internacional renomada na área de Gestão e Gerência de Projetos. Desde a assinatura do convênio, a IES se tornou um centro de treinamento oficial das certificações oferecidas pela EXIN.

O Coordenador do Curso de Sistemas, Bruno Lima, explica que o primeiro curso escolhido para marcar a abertura do convênio foi o de ITIL v3 em virtude do crescimento do setor econômico nacional, e em decorrência disso muitas empresas necessitarem de melhorias na área de Gerenciamento de Serviços de TI (Tecnologia da Informação).

Internacionalmente já adotada, a biblioteca de melhores práticas ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) está servindo como um guia de como fazer com que a TI atenda as expectativas do negócio, para isso as empresas estão cada vez mais buscando profissionais com esse nível de conhecimento.

Desenvolvido para eliminar esse gap, além de ensinar as principais disciplinas da melhor prática de TI, este curso também posiciona o acadêmico para realizar, com sucesso, o exame para a certificação ITIL® Foundation.

“É importante ressaltar que a nossa parceria se estende tanto a cursos oficiais, quanto ao material didático homologado e a aplicação da prova nos laboratórios da UNDB, evitando que o aluno tenha que viajar para outras cidades para realizar o exame”, enfatiza Bruno Lima.

Na UNDB o curso foi ministrado pelo Instrutor Oficial creditado pela EXIN, Deyvisson Lobato, que também é Consultor autônomo especializado em Governança de TI e possui certificações ITIL v3 Expert, ITIL v2 Manager e ISO 20000, oferecendo treinamentos e exames oficiais para essas certificações.

“Com essa iniciativa pioneira da UNDB, os alunos tiveram acesso a boas práticas que provavelmente teriam somente dentro das organizações, o que sem dúvida, traz maior preparação para o mercado de trabalho", afirma Lobato.

Para o acadêmico do 3º período do Curso de Sistemas, Wilson Tama, o emprenho da UNDB em incentivar os estudantes a conseguirem certificações como a ITIL Foundation é de grande importância já que, segundo ele, os alunos normalmente olham o curso de Sistemas de Informação muito pelo lado do desenvolvimento de softwares e arquitetura de redes. “É bom ver a UNDB incentivando os estudantes a conseguirem certificações, ainda mais uma certificação como a ITIL Foundation. Trazer um curso voltado para a área de gestão ajuda a ampliar nossa visão e até despertar interesse pelo campo”, disse Wilson.

Já para o aluno Denis Viana, do 1º período do Curso, tanto a oportunidade de fazer o curso quanto os ensinamentos repassados pelo instrutor Deyvisson Lobato foram excelentes, pois professor soube repassar muito bem o conteúdo, além de transmitir também toda a importância da certificação ITIL para o crescimento do profissional de TI, e o quanto as empresas necessitam desse profissional hoje em dia. “Méritos à UNDB que está apostando na preparação dos alunos para obtenção de certificações, que é algo muito exigido atualmente”, concluiu ele.