UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

UNDB apoia realização do Startup Weekend São Luís

13.05.16

Com um tema desafiador e estimulante - “Transforme ideias em negócio em 54 horas” - vem aí a primeira edição do Startup Weekend São Luís, um evento de imersão, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis.

O evento de São Luís, que acontece na UNDB nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio, segue o mesmo modelo dos outros Startup Weekend que acontecem no país: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (escolhidas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

Bruno Lima, coordenador do curso de Sistemas de Informação da UNDB e fundador do grupo Startup Maranhão, é um dos idealizadores do evento e em entrevista a nossa equipe conta um pouco mais sobre sua experiência em eventos dessa área e dá dicas para quem vai participar.

  • UNDB: Bruno, para quem ainda não te conhece, faz um “pitch” sobre sua carreira.

Bruno: Sou participante da comunidade de Startups desde 2010, quando fundei minha primeira startup e licenciei meu produto para uma grande empresa no turismo online. Depois, criei mais outras duas startups bem sucedidas, e uma delas foi vendida para um grande player no mercado de entretenimento. Participei como membro de equipe na aceleração da 500 Startups, no Vale do Silício, e como fundador no Startup Chile em Santiago. Atualmente, vem empreendendo na área de educação e inovando no uso de tecnologias em sala de aula.

  • UNDB: Como está sendo organizar o primeiro evento deste porte em São Luís?

Bruno: A comunidade de Startups vem almejando esse evento desde 2014, mas somente no final de 2015 que conseguimos reunir um grande time de organizadores e finalmente fizemos fazer acontecer o maior evento de startups do mundo, pela primeira vez em São Luís. O engajamento da comunidade foi incrível e conseguimos atingir grandes players no mercado maranhense. Inicialmente, a UNDB se colocou a total disposição para ajudar na organização, assim como o Hotel Íbis, a aceleradora Baita, entre outros parceiros.

Vocês sabiam que somos o penúltimo estado a realizar o evento no Brasil? 

  • UNDB: Começar a empreender em 54 horas? Isso é possível mesmo? Em tão pouco tempo? O que você diria sobre isso?

Bruno: Acho que a melhor resposta para isso é:

Vocês conhecem uma empresa chamada EasyTaxi, que hoje está em mais de 15 países? Ela nasceu em 2011 participando do Startup Weekend Rio.

Esse já é o meu sétimo Startup Weekend, seja como organizador, participante, mentor, facilitador, e sempre vejo grandes empresas sendo criadas.

Lembro de um Startup Weekend Goiania, que uma empresa chegou a fazer mais de R$5.000 nessas 54 horas.

  • UNDB: O Startup Weekend está em todos os lugares do Brasil, como você enxerga o trabalho que pode ser feito com os novos empreendedores maranhenses?

Bruno: O Startup Weekend vem ser a cereja do bolo no nosso ecossistema de startups. Esse movimento se deu inicio com a minha volta do Vale do Silício, em 2013, e junto com meu sócio Humberto Moreira, que também já estava contaminado pelo empreendedorismo. Fundamos o movimento com 5 pessoas e hoje temos um alcance nacional e internacional. Nas últimas duas edições da Campus Party (2015 e 2016) as startups maranhenses tiveram total destaque, chegando na final de todas as competições que participaram. 

  • UNDB: Para quem ainda não participou de um Weekend, destaca quais as coisas mais importantes que a pessoa pode aprender por lá.

Bruno: Procurem membros bons para suas equipes e o principal suguem os mentores. Teremos mentores de todas as partes do Brasil, com experiência em todas as áreas de uma Startup. Vai ser o maior evento do Maranhão em tecnologia de 2016. 

APROVEITEM e se deixem contagiar pelo espírito do evento. 

  • UNDB: Para finalizar, quais as características que um empreendedor bem-sucedido deve possuir?

Bruno: Garra e força de fazer acontecer. Tombos virão, vários, importante é saber a hora de enxergar as oportunidades e acertar o mercado e modelo de negócio.