Último dia do VIII Encontro Científico premiou alunos

07.11.15

Após dois dias de intensas apresentações de conferências, pôsteres, comunicações orais, palestras, mesas de discussão e, pela primeira vez, projetos interdisciplinares, foi encerrado o VIII Encontro Científico da UNDB. Como não poderia ser diferente, o evento terminou com celebração: o último ato desta edição foi a premiação das melhores defesas de projetos dos pôsteres, modalidade que reuniu 47 trabalhos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharias e Gestão e ficou em exposição na área de vivência.

A coordenadora do VIII Encontro Científico, Marineis Merçon, ficou muito satisfeita com os resultados obtidos, especialmente pelo fato de ser a primeira edição com projetos multidisciplinares. Ela relembrou que o tema do evento, “Tecnologia: dados, materiais e processos”, foi idealizado desde o início deste ano, em que os professores aderiram à iniciativa de produzir cases e pesquisas voltadas à temática. “Houve uma grande evolução no Encontro Científico em relação a edições anteriores. A maior surpresa é o envolvimento dos estudantes nas pesquisas. Eles realmente se prepararam durante um ano para este evento e isso é motivo de grande orgulho”, pontou.

A professora Marineis também destacou a participação do recém aberto curso de Odontologia, com participação de alunos da primeira turma da graduação. Quem também ficou bastante satisfeita com a proposta interdisciplinar foi a diretora acadêmica da UNDB, a professora doutora Ceres Murad. “O que é mais impactante e gratificante disso tudo é a adesão dos alunos aos projetos interdisciplinares e a toda a programação, de forma que estudantes e professores se uniram para resolver questões da própria sociedade”, afirmou.

foto[2]

Ao final, foram revelados, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, os ganhadores da modalidade de apresentação de pôsteres, cujos vencedores foram do projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo “Plano de Reabilitação Urbana para a Comunidade da Portelinha (Ponta do São Francisco)”, da equipe formada por Alyne Cândido, Caroline Bezerra e Gabrielle Carvalho, com orientação dos professores José Antônio Viana Lopes, Fabiana Aquino de Moraes, Márcio Henrique Simth Fonseca e Márcio Rodrigo da Silva Pereira.

Em segundo lugar ficou o projeto de Sistemas de Informação “Análise e Desenvolvimento de um Software de Tomada de decisão no Mercado de Venda de Ingressos”, dos alunos Thiago Feitosa, Wilton Vieira e Francisco Conceição Júnior. O terceiro lugar foi concedido ao projeto de Direito “As Redes Sociais e a Individualização do Sujeito na Era Líquida Moderna da Sociedade de Consumidores”, de Amanda Franco de Sá, Amanda Lopes, Dryelle Vaz, Natália Pereira e Renan Leite. O quarto lugar ficou com o projeto de Engenharia Civil “A Substituição Parcial de Agregado Graúdo do Concreto por resíduos de Eva da Indústria Calçadista Visando Diminuir a Densidade Específica dos Corpos de Prova”, de Inara Amorim.