Transdisciplinaridade e estímulo à produção científica

25.08.14

Estimular a produção de pesquisas e de iniciativas extensionistas desenvolvidas por docentes no contexto da própria Instituição, este foi o objetivo principal do I Encontro de Pesquisa e Extensão Docente promovido no último dia 21/8 na UNDB.

Em sua primeira edição, o evento, coordenado pela Profa. Ma. Thaís Viegas, contou com a apresentação de 27 trabalhos apresentando pesquisas desenvolvidas nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, fortalecendo o diálogo transdisciplinar que tanto alimenta a vida acadêmica.

Durante as exposições foram debatidos trabalhos que versaram sobre os mais diversos temas. Na área do Direito foram apresentados: “Informações sigilosas e a Lei de Acesso à Informação”, “A transparência pública versus direito à intimidade: uma análise sobre a divulgação nominal dos salários dos servidores públicos na Internet” e “Propostas para incremento da transparência pública apresentadas durante o Ciclo de Debates Pós-SBPC (UFMA) – 2013”, pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Leonardo Valles Bento; “O Estatuto do Jovem e sua (in)eficácia como agente transformador da realidade brasileira”, de autoria da Profa. Ana Valéria Cabral Marques; “Mandados expressos de criminalização e função positiva do bem jurídico-penal: encilhando o Liviatã”, do Prof. Cleopas Isaías; “Direito e literatura: a Eneida, de Virgílio, e suas réplicas, do Prof. Sebastião Duarte; “O humanismo (des)velado de Heidegger a partir da  pré-compreensão da época do ser: fundamentos de interpretação fenomenológico-hermenêutica dos direitos humanos, do Prof. Jayme Camargo; Nanotecnologias e direito básico do consumidor à informação, de autoria dos professores: Thaís Viegas e Roberto Almeida; “Filosofia crítica e direito: uma análise sobre E. B. Pachukanis” e “O direito e os direitos humanos: uma reconstrução necessária”, pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Thales da Costa Lopes; “A experiência das UPP’S cariocas revisitada em São Luís-MA: ideias de uma segurança pública constitucionalizada e de uma polícia cidadã?” e “Em busca de um sentido para a medição a partir do discurso do policial militar: o caso da USC no município de São Luís-MA”, da Profa. Nilvanete de Lima; Imunidade de jurisdição do Estado e reparação civil pela prática de tortura: o caso Zahra Kazemi, República Islâmica do Irã, do Prof. Rodrigo Raposo; “O direito fundamental à liberdade de cátedra no âmbito de cursos de graduação de IES privadas sediadas em São Luís-MA: prestações normativas institucionais relativas à atividade docente e acesso às informações normativas como pressupostos de efetividade do Direito”, da Profa. Amanda Thomé; “Alienação parental: um levantamento na comunidade jurídica ludovicense sobre a discussão da alienação parental nos processos que envolvem relações familiares”, “Alienação parental: um mapeamento das decisões judiciárias ludovicenses” e “O tratamento da alienação parental pelo judiciário maranhense”, todos de autoria da Profa. Ísis Boll; “Contributo para as bases teóricas da democracia participativa pela argumentação”, da Profa. Isabella Pearce.

foto[2]

Algumas explanações contaram com a presença de alunos participantes dos grupos de pesquisa coordenados pelos docentes, foi o caso dos trabalhos: “(Re)Construção de gênero:pós-modernidade e mudança de paradigmas” e “Intolerância religiosa: uma abordagem contemporânea acerca das religiões de matriz afrodescendentes”     apresentados pelo Prof. Arnaldo Vieira com a participação de acadêmicos membros do PAJUP – Programa de Assessoria Jurídica Universitária Popular.

Já no aspecto ambiental foram apresentados os trabalhos: “Licenciamento ambiental e resíduos sólidos: potencialidades de gestão a partir da Lei nº 12.305/2010”, de autoria da Profa. Thaís Viegas e “Coleta seletiva de resíduos sólidos: proposta de um plano para a cidade de São Luís”, da Profa. Isabella Pearce.

No âmbito das Engenharias Civil e de Produção, e Arquitetura e Urbanismo foram discutidos trabalhos com temas: “A importância do concreto na redução da corrosão da armadura metálica dos postes de concreto no litoral de São Luís-MA” e “Utilização de fibras de coco babaçu para reforço mecânico em concreto de cimento portland”, do Prof. Vito Alencar; “Sociabilidade e patrimônio cultural no bairro do Desterro: um estudo sobre a eficácia do patrimônio e o sentido atual da preservação a partir da memória socialmente construída em São Luís-MA”, do Prof. César Castro.

Muitos dos trabalhos debatidos no Encontro já ultrapassaram os muros da Instituição e foram apresentados para comunidade geral, como é o caso do projeto “Exposições de experimentos de física com materiais recicláveis de uso diário”, de autoria do Prof. Samuel Filgueiras, que já fora exposto aos alunos do Centro de Ensino Médio Fernando Perdigão, levando as experimentações feitas pelos acadêmicos da UNDB para além das salas de aulas e laboratórios. “Esse tipo de atividade desperta nos alunos o interesse pelas ciências e engenharias, pois eles podem perceber na prática que com o uso de material diário e conhecimentos de física básica é possível até construir protótipos de foguetes”, afirma Samuel.

Para a Profa. Thaís Viegas o conhecimento recíproco das pesquisas realizadas pelos docentes abre caminhos para futuras parcerias intelectuais entre os mesmos. “Percebemos isso especialmente entre professores de diferentes cursos, promovendo-se trans e interdisciplinaridades que só tendem a fortalecer os projetos de pesquisa e de extensão da UNDB”, conclui ela.

Vale destacar ainda que, algumas das pesquisas apresentadas no I Encontro da UNDB já foram, inclusive, contempladas com bolsas de apoio da FAPEMA.

Os resumos dos trabalhos serão publicados nos anais digitais, os quais ficarão disponíveis no site da UNDB.