Terror e suspense na primeira edição do Cine Arquitetura

14.03.15

A tensão de uma noite inteira para a prática de todo e qualquer tipo de crime foi o plano de fundo para o debate promovido pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo “Pé Direito”. Estamos falando da primeira edição do projeto Cine Arquitetura, que aconteceu no último dia 12/3, no Teatro Maria Izabel Rodrigues.
Para abrir as exibições o filme escolhido fora o suspense “Uma noite de crime”, longa-metragem que relata um período de 12 horas, estipulado pelo governo norte-americano, em que a população está liberada para matar quem quiser, e serviços como polícia, bombeiros e hospitais são desativados.
Para debater os dilemas sobre ética e sociedade foram convidados os professores do Curso de Direito: Arnaldo Sousa e Daniel Almeida. Durante as explanações dos docentes foram lembradas ainda as questões de criminalidade e metáforas dos abismos sociais, em que pessoas de classe média alta saem bem armadas de seus condomínios fechados para soltar sua raiva frustrada contra a classe baixa.
O evento contou com uma plateia bastante participativa, envolvendo não somente alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, mas de outros cursos da UNDB, além de professores.

foto[2]

Sobre o Cine Arquitetura:
Para aluna Ana Clara Rebouças, membro do Centro Acadêmico e uma das idealizadoras do projeto, a ideia do evento é proporcionar um momento cultural através da sétima arte, não apenas com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas com todos que se interessarem, de modo que se consiga produzir debates sobre os mais diversos temas, sejam eles arquitetônicos, políticos, antropológicos, éticos, permitindo trabalhar o senso crítico-analítico de cada um.
O projeto consiste em quinzenalmente exibir filmes com várias temáticas. A escolha do longa ocorre da seguinte forma: durante uma semana três filmes são colocados para votação na página do curso no facebook, o mais votado segue para exibição na semana seguinte. “A ideia é que, por duas quintas-feiras de todo mês possamos contar com um filme, seguido da mesa de debates à respeito das temáticas presentes”, explica Ana Clara.
Já a escolha do dos filmes para eleição ocorre, pelo Centro Acadêmico, visando temáticas que possam envolver não apenas Arquitetura, mas princípios éticos e sociais, por exemplo. “Não queremos restringir para apenas um assunto, pois acreditamos que podemos desenvolver debates mais ricos e dinâmicos se abrangermos temas mais cotidianos. Assim, pedimos que os alunos sugiram filmes tendo essa mesma linha de raciocínio”, conclui ela.