Tempos Modernos em debate

31.08.09

Alunos e professores do Curso de Direito debateram, na manhã do último sábado (29/08) o filme \"Tempos Modernos\" na 19ª sessão do Projeto Direito em Cartaz.
Tempos Modernos é um filme do cineasta britânico Charles Chaplin lançado em 1936 em que o seu famoso personagem \"O Vagabundo\" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
Esse filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome, a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à \"modernidade\" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias \"subversivas\".
A segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.
O debate, que aconteceu no Teatro Maria Izabel Rodrigues, foi mediado pelos professores: César Choairy e Sebastião Duarte, e contou com ampla participação de alunos de todos os períodos do Curso de Direito da UNDB.

Núcleo de Comunicação Estratégica - UNDB