UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Sustentabilidade e Marketing verde

17.06.15

A elevada competição mercadológica e a busca por gerar valor na cadeia que fortalece a relação com o consumidor têm mobilizado as empresas para que pesquisem e implementem estratégias competitivas que fortaleçam a imagem de mercado e contribuam para a sustentabilidade. Ser ambientalmente e socialmente responsável é uma prática já demandada naturalmente pelo mercado, deixando de ser diferencial de competitividade.
Se adequando cada vez mais a este nicho de mercado, várias são as empresas que têm buscado este reposicionamento. E de olho nesta perspectiva a aluna do Curso de Administração da UNDB, Merielly Câmara Pinheiro, desenvolveu a pesquisa intitulada “Marketing Verde: um estudo sobre a construção das estratégias competitivas da Natura Cosméticos”, uma investigação sobre essa visão de negócio que trouxe o reposicionamento da marca Natura.
A orientação da pesquisa ficou sob o comando da Profa. Odla Albuquerque e o principal objetivo desse trabalho consistiu em analisar a construção do marketing verde da Natura, como estratégia competitiva e geradora de imagem positiva.
Para a acadêmica a ideia da produção da pesquisa foi fomentada pela oportunidade de ter um artigo aprovado para a Revista do Centro de Estudos de Desenvolvimento Sustentável – CEDS, além da influência motivadora sempre repassada pela professora Odla.
Merielly Câmara afirma que a metodologia de case e paper adotada pela UNDB permitiu que ela desenvolvesse o pensamento crítico e a sistematização das ideias. “A grande satisfação ficou por conta de ter o artigo aprovado para a revista e o maior benefício resultou da desmistificação de que escrever artigos científicos seria algo difícil”, declara. Sentimento que traz, ainda, a vontade de continuar se desafiando e evoluindo, de modo a contribuir com a sociedade com as suas ideias e a profissão de Administradora.
O entendimento atual é de que o verdadeiro objetivo acadêmico e o que fortalece o aprendizado é a possibilidade de desenvolver novas ideias fundamentadas na teoria e disseminar o conhecimento.