“Sustentabilidade: abordagens transdiciplinares”

11.11.13

Com o tema central “Sustentabilidade: abordagens transdisciplinares” a UNDB promoveu o VI Encontro Científico, o evento tem como objetivo estimular a produção do conhecimento na Instituição e promover o intercâmbio de saberes na nossa comunidade, através de parcerias consolidadas com as demais IES maranhenses e nacionais.

Em sua sexta edição o Encontro contou com número recorde de trabalhos inscritos divididos em apresentações de: palestras, mesas de discussão e comunicações orais, tendo ainda mais de 60 trabalhos expostos em formato de pôsteres, classificados nas seguintes áreas: Arquitetura, Direto, Gestão, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Sob a Coordenação da Assessora Pedagógica da UNDB, Profa. Marineis Merçon, e da Coordenadora do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDS-UNDB, Profa. Isabella Pearce Monteiro, o mais abrangente evento fomentador de produção científica da faculdade contou com as conferências: “Vias e desvios: por alguns caminhos (in)sustentáveis do Mundo Antigo e da Idade Média à Modernidade – textos, contextos e pretextos” e, “Gestão de resíduos sólidos: relatos de experiência do Continente Europeu”, ministradas pelos renomados PhD Álvaro Alfredo Bragança Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Giovanni De Feo, da Universidade de Salerno – Itália.

Sobre a proposta, organização e infraestrutura do Encontro, Álvaro Bragança Júnior pontuou que este é um tema polêmico, mas extremamente importante e vital para nós e para as futuras gerações. “A UNDB está de parabéns e eu saio daqui muito satisfeito e com ótimas ideias sobre tudo o que foi abordado neste encontro. Foi realmente um dos melhores eventos que eu já participei aqui no Maranhão”, disse.

Já Giovanni De Feo enalteceu o nível dos trabalhos apresentados pelos estudantes da UNDB, comparando-os a obras de pesquisadores profissionais. “Penso que no futuro esses acadêmicos podem sim se tornar grandes pesquisadores, pois eles já têm base e um bom caminho andado para isso”, afirma ele.

Após as conferências a noite guardava, ainda, o momento mais esperado pelos acadêmicos e orientadores inscritos no VI Encontro, a Premiação dos Pôsteres. Sendo os premiados:

• Área: Arquitetura
    “Proposta de passarela de pedestres no bairro Renascença, São Luís-MA”
    Crisna Luduina Dias Mendes Santos
                     Raiane de Sá Jesus Reis
    Orientador: Márcio Rodrigues da Silva Pereira
    Curso: Arquitetura
  • Área: Direito
    “Educação Ambiental enquanto instrumento de efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”
    Vitoria Colvara Gomes de Sousa
                  Dayene de Oliveira Martins Bringel
    Orientadora: Thaís Emília de Sousa Viegas
    Curso: Direito
  • Área: Gestão
    “Planejamento Sustentável: empregada doméstica ou diarista? Você já fez as contas?”
    Luciana Silva da Conceição
                    Luciléia Martins Sousa
                    Alana Dayse S. Corrêa Cardoso
                    Paula Jaqueline Silva Neves
    Orientador: Carlos Fernando Pereira Rabelo
    Curso: Ciências Contábeis
  • Área: Engenharia Civil
    “Uso de poços de água salina para fins de potabilidade”
    Autores:
    Thiago Álvares Almeida
                    Magayve dos Santos Lima
                    Chebl Mikhael Tanios Neto
                    José de Ribamar Silva Carvalho Júnior
    Orientador: Claudemir Gomes de Santana
    Curso: Engenharia Civil
  • Área: Engenharia de Produção
    “Estudo de sistemas de aproveitamento de águas das chuvas na cidade de Barbacena”
    Autora:
    Ingrid Debus Vietta
    Orientadora: Caroline Pedraça
    Curso: Engenharia de Produção

A programação foi encerrada com o minicurso “Gestão de resíduos sólidos: experiências da Europa para a realidade brasileira”, ministrado pelo PhD Giovanni De Feo, da Universidade de Salerno – Itália.