Sistemas de Informação no Geiatech 2013

20.05.13

O Curso de Sistemas de Informação da UNDB marcou presença na primeira edição do GeiaTech, nos dias 17 e 18 de maio, no Centro de Convenções. Docentes e acadêmicos do Curso apresentaram projetos e trabalhos desenvolvidos na Instituição, na área de inteligência artificial, games, inovação, robótica e tecnologia.

O GeiaTech, promovido pelo Instituto Geia, teve como objetivo reunir empresas, expositores, desenvolvedores de games, jovens profissionais, alunos e professores da área de ciências exatas (Engenharia, Matemática, Ciência da computação, Física) para demonstração e troca de experiências em atividades de interesse comum (software, automação, empreendedorismo, tecnologia da informação), criando soluções inovadoras nas áreas de gestão, produtos e serviços.

Um dos projetos apresentados por alunos e professore da UNDB durante o GeiaTech foi “Inteligência artificial aplicada no processo de aprendizado educacional”, de autoria de Osvaldo Silva de Sousa Júnior; João Berto dos Santos Ferreira; Luan Carlos de Oliveira Moraes; Erick Patryck França e Sousa; Marcos Vinícius Silva de Freitas. Este projeto tem como principal objetivo propor um aplicativo, baseado em jogos, para tentar despertar o interesse do aluno pela matemática e facilitar seu aprendizado na compreensão da aritmética.

Outro projeto apresentado foi “Usando B.I. Para Tomada de Decisões Estratégicas” de Alessandro Miranda; Danielson Alves; Hassã Viana da Silva; Marcel Diniz e Marcus Gustavo, com o objetivo criar ferramentas que auxiliem a tomada de decisões na área de marketing, por exemplo, de maneira simples. A ferramenta OLAP CUBE, nesse contexto, permite substituir a verificação analítica de dados por uma visão sintética e mais intuitiva. Para mostrar sua utilidade de forma prática foi feito um estudo de caso de uma rede de lanchonetes hipotética.