Simulação empresarial é tema da disciplina Jogos do Curso de ADM

12.05.15

A formação de administradores deve integrar conhecimento e prática, assim como o exercício da profissão, e é por isso que o Curso de Administração da UNDB tem utilizado constantemente metodologias que proporcionam um aprendizado mais significativo em gestão. Um exemplo é a simulação empresarial nas aulas da disciplina Jogos, Casos e Simulações.
O jogo MESE – Management and Economics Simulation Exercise – foi escolhido visando o envolvimento do aluno no seu próprio processo de aprendizagem. O jogo baseia-se na simulação empresarial que possibilita aos participantes operar suas próprias corporações em um ambiente que reproduz o mercado dos negócios.
O MESE tem como objetivo familiarizar os alunos com educação financeira, concorrência, tomada de decisões e trabalho em equipe, e estimular o desenvolvimento de estratégias vencedoras.
Os alunos formaram cinco equipes de quatro integrantes e estão concorrendo entre si num torneio iniciado em maio, e que será finalizado em junho. Apoiados por um software, por meio do uso dos Ipad´s, as equipes recebem relatórios com as tendências de mercado, o desempenho dos concorrentes e as variáveis de custos e preços. A cada aula decidem sobre preço, quantidade a ser produzida, investimento em Marketing, melhoria do produto e aumento da capacidade de fábrica. As decisões são analisadas e os melhores desempenhos apontados.
“Esta ação contempla a multidisciplinaridade, na medida em que são vivenciados os temas relacionados à produção, marketing, estratégia e finanças, além de desenvolver habilidades relacionais, de tomada de decisão, de trabalho em equipe e de liderança”, conta a professora Ma. Adriana Araújo.
Nesta ação, a professora que coordena a disciplina também conta com o apoio dos professores do 8º período, Michel Marques e Gisele Bastos.
O MESE na UNDB é fruto de uma parceria com a associação educativa sem fins lucrativos, JAMA – Junior Achievement do Maranhão, detentora do programa.