UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Saiba tudo sobre o primeiro Hackathon que será promovido pela UNDB

20.06.16

Imagine uma competição entre grupos formados por Engenheiros, Designers, Gerentes de projetos e entusiastas do desenvolvimento de software, reunidos durante 36 horas para desenvolver soluções tecnológicas a um conjunto de problemas lançados. Esse é o desafio proposto pelo primeiro Hackathon promovido pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB, que acontece nos próximos dias 22 e 23 de junho.

O objetivo do evento é inserir os participantes em um ambiente intensivo com abordagem de alguns tópicos do mundo da computação, mesclando teoria e prática. A maratona conta em sua programação, também, com dois workshops – sobre Desenvolvimento de Software e Algoritmos – que serão ministrados por Fábio Rocha, atualmente Engenheiro de Software da Microsoft - EUA. 50 profissionais e alunos de tecnologia estão inscritos para participar do Hackathon.

“Como pioneira na forma de inovar no estado, o primeiro Hackathon da UNDB não podia ser diferente. Iremos juntar conhecimento e mão na massa. Teremos um workshop de desenvolvimento de produtos com o Fábio, seguido do Hackathon para resolver problemas relacionados à tecnologia como apoio de aprendizado”, explica o coordenador do curso de Sistemas de Informação da faculdade e um dos organizadores do evento, Bruno Lima. 

No Hackathon, as equipes desenvolverão um protótipo de software que solucione um problema proposto e, ao final do evento, farão a apresentação. Os dois melhores protótipos avaliados serão selecionados para a primeira turma da nova Aceleradora de Startups da UNDB, que será lançada durante o evento. “As duas equipes vencedoras terão direito a utilizar os escritórios disponibilizados pela UNDB e acesso a mentores da faculdade, durante o período de seis meses, amadurecendo os projetos iniciais até o lançamento deles para a indústria”, esclarece o engenheiro de software, Fábio Rocha.

A UNDB será a primeira faculdade do Norte/Nordeste a entrar no âmbito de aceleração de startups. A primeira turma da Aceleradora de Startups será composta por quatro ideias, duas delas oriundas do Hackathon. “Iremos trabalhar com metodologias inovadoras no ramo de Lean Startup e gerenciamento de negócios digitais. Aliado a isso, teremos um espaço de trabalho transdisciplinar, onde essas equipes poderão contar com o apoio de especialistas em diferentes áreas do conhecimento”, comenta o professor Bruno Lima.

Entenda melhor o que são e como funcionam os Hackathons

O termo 'hackathon' é uma mistura constituída pelas palavras inglesas "hack" (programar de forma excepcional) e "marathon" (maratona). Um hackathon seria então a reunião de pessoas em um espaço de tempo para resolver de forma criativa problemas específicos.

No hackathon, os participantes geralmente formam grupos de cerca de 2 a 5 indivíduos, e mergulham em problemas durante aproximadamente 24 a 48 horas.  Nesse tempo as equipes precisam construir um protótipo para um produto, como um aplicativo móvel, por exemplo.

Um dos resultados recentes mais notáveis de uma maratona hacker é o botão Curtir, desenvolvido pela equipe do Facebook. “Grandes empresas enxergam, hoje, o movimento Hack como uma maneira rápida de inovar em determinadas áreas das instituições. Somente nesse ano, Natura, Visa, Coca-Cola e Vivo já promoveram hackathons internos. A UNDB, enquanto instituição de ensino, sai à frente ao propor uma maneira de desburocratizar o processo de inovação, investindo em conhecimento e empreendedorismo”, finaliza Bruno Lima.

Confira a entrevista completa com o professor Bruno Lima, coordenador do Curso de Sistemas.

UNDB: Qual a definição de um Hackathon?

Bruno: Seria uma analogia a marathon, traduzindo do inglês maratona, ou uma maratona de hacking. Mas o Hack nesse sentido não significa hackear um computador, mas sim hackear um problema e provê uma solução utilizando sistemas e tecnologia. "Thon" também remete a muitos, sejam esses muitos pessoas ou horas. Então seria a reunião de muitas pessoas em um espaço de tempo para resolver problemas específicos.

UNDB: Como será o primeiro Hackathon promovido pela UNDB?

Bruno: Como pioneira na forma de inovar no estado, nosso primeiro hackathon não podia ser diferente. Iremos juntar conhecimento e mão na massa. Teremos um workshop de desenvolvimento de produtos com Fábio Rocha, atualmente engenheiro de software da Microsoft USA, seguido de uma hackathon para resolver problemas relacionados à tecnologia como apoio de aprendizado. 

UNDB: Por que o investimento em inovação nas empresas é tão importante?

Bruno: Grandes empresas hoje enxergam esse movimento Hack como uma maneira rápida de inovar em determinadas áreas da empresa. Somente nesse ano já tivemos hackathon da Natura, da Visa, Coca-Cola, entre outras. O novo presidente da Vivo no Brasil tem batido na tecla que a inovação por hacking é a única maneira de desburocratizar o processo de inovação em empresas e deixá-las competitivas no mercado. 

UNDB: Os dois melhores protótipos serão selecionados para a primeira turma da Aceleradora de Startups da UNDB. Como será o trabalho da Aceleradora?

Bruno: Nossa primeira turma será uma Startup em si. Seremos a primeira faculdade do meio norte a entrar no âmbito de aceleração de startups. Teremos 4 ideias que serão trabalhadas durante um

período de 5 meses, quando iremos trabalhar com metodologias inovadoras no ramo de Lean Startup e gerenciamento de negócios digitais. Aliado a isso, teremos um espaço de trabalho transdisciplinar, onde essas equipes poderão contar com o apoio de especialistas em diferentes áreas do conhecimento. 

UNDB: Como você enxerga esse movimento atual do cenário das startups no Maranhão?

Bruno: A UNDB já está atualmente como um dos maiores apoiadores desse movimento no nosso cenário local, inclusive recebemos esse agradecimento nacionalmente no Startupi (maior site sobre Startups do Brasil). Esse movimento para funcionar precisa agregar os diferentes elementos que sustentam o ecossistema. Conhecimento, investimento e empreendedores. Estamos cuidando de um dos pilares, agora precisamos movimentar os demais.

Programação:

  • 22 de Junho – Quarta-feira
    8h às 10h – Workshop I - Desenvolvimento de Software
    10h às 10h15 – Coffee Break (lanche fornecido pela UNDB) 
    10h15 às 12h – Workshop II - Algoritimos 
    12h às 12h30 – Almoço (fornecido pela UNDB) 
    12h30 – Início Hackathon 
  • 23 de Junho – Quinta-feira
    8h às 18h –  Hackathon
    18h às 19h – Apresentação protótipos 
    19h30 às Anúncio dos times selecionados para a incubadora da UNDB

Agenda dos Workshops

  • Workshop I – Desenvolvimento de Software
    A Importância de Boas Práticas no Desenvolvimento Software.
    Técnicas de Coding 
    Técnicas de Debugging
    Técnicas de Produtividade
    Ferramentas Auxiliares
    Parte Prática
  • Workshop II – Algoritmos
    A Importância do Estudo de Algoritmos.
    Estruturas de Dados 
    Algoritmos 
    Exemplos de Problemas
    Estratégias de Solução 
    Parte Prática