Sábado é Dia D Gincana

06.11.15

Sábado é a grande data, Dia D Gincana na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. O evento, que é uma ação da Coordenação de Extensão do Curso de Direito da UNDB e vai das 8h às 18h, mobilizará e desafiará mais de 200 alunos do Curso de Direito em provas internas e externas que exigirão criatividade, agilidade, inteligência, talento, raciocínio lógico, interação e uma boa dose de cidadania.

Divididos em 11 equipes, estudantes do 1º ao 9º período do curso terão pela frente provas diferentes da edição de 2014 da gincana, segundo o coordenador de Extensão do Curso de Direito, Daniel Rodrigues. Ele destacou que, com base na experiência do ano anterior, elaborou uma competição um pouco menos extensa, mas não menos competitiva.

O engajamento social é uma marca registrada do Dia D Gincana. Se no ano passado uma das provas foi a doação de alimentos para uma instituição carente, este ano uma das tarefas é a doação de sangue ao Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar). A tarefa, que foi aberta no dia 31 de outubro e tem prazo até esta sexta-feira para contagem de pontos, foi produzida em parceria com o hemocentro e é uma iniciativa dos alunos Juliana Barros, do sexto período de Direito, e João Pedro Oliveira, do quinto período do mesmo curso.

Segundo o coordenador de Extensão, Juliana e João Pedro são os idealizadores do evento recreativo. A princípio, como explica, foi criado o Dia D, em 2013, em formato artístico e abarcando provas de dança, poesia, música, entre outros, que tinha como objetivo estimular a interação entre estudantes de Direito da UNDB e fortalecer o vínculo destes com a instituição. Na ocasião, 60 alunos participaram da competição.

No ano seguinte, o evento cresceu e se tornou o Dia D Gincana. O sucesso foi imediatamente comprovado, com a inscrição de mais de 200 alunos. “Desde o início, nós buscamos integração e identificação mais forte dos alunos para com a UNDB. E um dos fatos mais legais é que o evento nasceu da iniciativa dos próprios estudantes”, disse Daniel Rodrigues.

De antemão, ele também revelou que uma das provas será a produção, por cada equipe, de uma peça teatral que homenageará seu respectivo professor líder. A premiação será divulgada somente na data, depois de feitos cálculos de custo do evento.

Satisfeito, Daniel Rodrigues espera que o evento alimente valores que ajudarão os discentes em suas carreiras profissionais. “O Dia D Gincana também foi formado para que o aprendizado não fique apenas dentro dos muros da instituição e leve pesquisas e ações sociais para a sociedade, pois tomá-la como objeto de estudo e absorver seus conhecimentos para realimentar a comunidade com mais ações e conhecimento é uma das partes mais bonitas do círculo que envolve a extensão”, finalizou.