Reposicionando a marca

03.10.14

A metodologia de cases da UNDB está relacionada com o ensino direcionado aos problemas e processos da realidade empresarial. Diante dessa perspectiva, os professores ofertam oportunidade de vivência concreta do mundo empresarial direcionado aos assuntos abordados em sala de aula. Como é o caso da atividade promovida na disciplina Gerência de Produtos e Distribuição, ministrada pela professora Esp. Odla Albuquerque, em que os alunos do 7º período, tiveram a oportunidade de visitar a loja varejista Riachuelo, na filial do Shopping da Ilha.

Durante a visita foram feitas entrevistas, visitas a cada departamento da loja, observação dos produtos, bem como analise da precificação. O grupo de estudantes também avaliou as marcas do fabricante, as marcas próprias e as marcas comercializadas de modo a ampliarem a compreensão sobre o conteúdo da disciplina. “Estudar a história da marca de departamento, entender o processo de reposicionamento da marca, a relação preço e qualidade, moda popular e moda de luxo foram alguns dos objetivos do case”, explica a professora Odla.

O aluno Edmilson de Moraes aponta outro tópico importante da atividade que foi perceber como a empresa trabalha o reposicionamento da marca e a relação com seus funcionários. “Para a empresa é importante manter uma comunicação efetiva sobre esse processo com seus colaboradores, pois dessa forma o reposicionamento se torna mais efetivo”, argumenta o estudante.

Para a coordenadora do Curso de Administração, Profa. Mestra Jaqueline Pimentel Dias Carneiro, iniciativas como esta são importantes para o processo de aprendizagem. “Além disso, o case que por si só já é uma prática metodológica diferenciada, torna-se um sinônimo de aprendizagem e ampliação da capacidade analítica e pesquisadora dos educando”, afirma.