Rei da Derivada encerra a Semana das Engenharias da UNDB

24.11.16

A Semana das Engenharias, que aconteceu na última semana na UNDB, contou com a participação do Dr. Ricardo Fragelli (UnB), organizador de uma das maiores competições de cálculo do país - O Rei da Derivada.

Fragelli palestrou no encerramento do evento aos alunos, profissionais e professores sobre os métodos Rei da Derivada, Summaê e Trezentos, projetos que desenvolve com seus alunos e têm como premissa as metodologias ativas e a aprendizagem colaborativa dos alunos, em total sintonia com a metodologia utilizada na UNDB.

Os três métodos apresentados contribuíram para diminuir o índice de reprovação de alunos em disciplinas como Cálculo e par aumentar o engajamento e motivação dos alunos. O intuito é motivar os alunos em sala de aula e isso é feito por meio de uma inversão de papéis: os estudantes é que vão ao quadro resolver questões de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões. “Essa ideia da colaboração faz muita diferença, principalmente para os alunos que não são tão articulados, que têm dificuldade de comunicação ou mesmo aqueles que são de fora ou não conseguem fazer amizades”, detalha o professor Ricardo Fragelli, idealizador das iniciativas.

A Semana das Engenharias movimentou centenas de alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da UNDB e de outras instituições de ensino com workshops, palestras, mesas de debate, oficinas e visitas técnicas, que trouxeram discussões no âmbito dos "Desafios do Engenheiro", temática central do evento em 2016.