Reconhecimento em produções acadêmicas

28.05.13

A UNDB parabeniza a professora Thais Emilia de Sousa Viegas e acadêmicos do Curso de Direito, por suas aprovações, como autora e orientandos, de trabalhos a serem apresentados em eventos acadêmicos de âmbito nacional.

De autoria da Profa. Ma. Thais Viegas, o trabalho: "O lixo, o Estado e o direito: discussões a partir da Lei nº 12.305/2010", que foi produzido dentro do projeto "Direito ambiental, sociedade de risco e resíduos sólidos: os impactos da Lei nº 12.305/2012 no Estado do Maranhão e sobre o Município de São Luís” é o vencedor do II Prêmio José Bonifácio de Andrade e Silva, oferecido pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde, na categoria Estudante de Doutorado e será apresentado no Congresso do Planeta Verde, que ocorrerá de 1 a 5 de junho, em São Paulo.

Tal ensaio também recebeu aprovação para apresentação na I Jornada Internacional de Ciências Sociais da UFMA, evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e o Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade, e que acontecerá entre os dias 25 e 29 de junho de 2013, tendo como objetivo principal ampliar e internacionalizar pesquisas relacionadas às questões socioambientais visando discutir temas como relações de poder, sistema de conhecimento e construção da natureza, entre outras questões que envolvem esse estudo.

Cabe ressaltar ainda a aprovação dos trabalhos orientados pela Profa. Thais: "Direito à moradia e ocupação de espaços ambientalmente protegidos: o Programa de Aceleração de Crescimento na bacia do rio Anil (São Luís - MA) e os impactos ao ecossistema manguezal", de autoria dos acadêmicos: Maíra Lopes de Castro e Carlos Hélder Carvalho Furtado Mendes, e que será apresentado na sessão de pôster durante a I Jornada Internacional de Ciências Sociais da UFMA; e “O trabalho dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis na cidade de São Luís/ma”, comunicação oral de autoria da aluna Themis Adriana, que será apresentada na VI Jornada Internacional de Políticas Públicas da UFMA; além da tese “O principio da proibição do retrocesso enquanto garantia ao direito fundamental ao ambiente: uma problematização a partir da lei complementar 140/11”, aprovada na categoria “Estudantes de Graduação” do II Prêmio José Bonifácio de Andrade e Silva, oferecido pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde.

Resultados como estes comprovam a competência do corpo discente e a excelência do corpo docente, aliados a qualidade das metodologias inovadoras aplicadas UNDB.