Psicologia das cores

28.04.16

No último dia 25 de abril, durante o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina Psicologia e Desenvolvimento Profissional foi a vez da Profa. Carmen Campos trabalhar uma aula especial com os estudantes do primeiro período de Administração da UNDB.

Tendo como foco a Psicologia das Cores, os acadêmicos foram colocados diante do desafio de compreender a influência das cores no estado psicológico e nas emoções das pessoas.

Segundo pesquisas e os estudos vistos e repassados em sala de aula, a condução da informação representativa da cor ao cérebro ocorre de modo muito rápido e é com a mesma velocidade que respondemos às emoções resultantes dessa influência.

Por possuir uma ação e um efeito, a cor é uma aliada poderosa no ponto de vista sensorial. Uma composição de cores pode ser equilibrada ou não este fator interage diretamente com o nosso estado emocional.

foto[2]

Assim, escolher as cores certas pode representar uma estratégia poderosa no estímulo à motivação humana. Uma vez que as cores passam ideias, as campanhas de marketing, as estratégias de vendas e as táticas de gestão devem levar em consideração o melhor composto de cores a ser utilizado.

Em nossa rotina sempre estamos aliando as cores às emoções que são resultantes delas: vermelho = paixão; preto = medo; branco = paz, dentre outros.

Sendo assim, seja para uma entrevista de empregos ou para passar credibilidade em uma negociação, pense bem nas cores que você escolherá!