Psicologia: conheça a área de atuação do novo curso da UNDB

16.05.16

O novo curso da UNDB formará profissionais que estarão aptos a identificar e trabalhar nas questões relacionadas ao comportamento humano. Serão oferecidas disciplinas que ajudam a desenvolver o senso crítico e analítico, habilidades conceituais e técnicas para elaborar ações com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável.

A formação contempla aulas teóricas, práticas e laboratoriais, projetos de extensão, palestras, estágios supervisionados e incentivo à pesquisa, por meio da metodologia de Cases e Papers.

O psicólogo estará pronto para trabalhar em diferentes campos, contextos e populações, com compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Conversamos com a coordenadora do curso de Psicologia da UNDB, Dra Ilara Nogueira da Cruz, sobre a área de atuação do profissional e o papel da Psicologia na sociedade.

Confira a entrevista completa!

UNDB: Ilara, o que te levou a estudar Psicologia e por que a escolha pela área de Teoria e Pesquisa do Comportamento (tema do seu doutorado)?

Ilara: Sempre achei interessante observar o comportamento das pessoas, e passei a achar incrível a ideia de poder entender comportamento e ainda trabalhar com o objetivo de auxiliar as pessoas a melhorarem emocionalmente.

Já na faculdade, quando cursei a disciplina de Análise Experimental do Comportamento ficou muito claro pra mim que havia muita afinidade com o desenvolvimento de pesquisas experimentais que investigassem os fenômenos comportamentais. Então, a escolha (tanto no mestrado, quanto no doutorado), por desenvolver pesquisa com primatas não humanos, visando entender os processos envolvidos no comportamento simbólico, foi reflexo da minha história durante a graduação em Psicologia.

UNDB: Em que áreas a Análise do Comportamento tem se destacado mais atualmente?

Ilara: A Análise do Comportamento é a ciência do comportamento que tem como embasamento filosófico, o behaviorismo radical, se aplica nos mais diversos campos de atuação do psicólogo, e destaca-se muito na área clínica e educacional. Tem sido muito efetiva na investigação e acompanhamento a pessoas com desenvolvimento atípico.

É uma ciência que tem se expandido cada vez mais dentro da Psicologia, no mundo inteiro.

UNDB: Como você percebe o papel da Psicologia na sociedade?

Ilara: Num mundo, onde as demandas sociais, educacionais e emocionais são cada vez mais frequentes, os estudos e aplicabilidade da Psicologia tornam-se cada vez mais essenciais, e sua compreensão sobre comportamento e contribuições devem estar presentes em cada esfera que compõe a sociedade. O psicólogo, seja na pesquisa básica, aplicada ou em suas atuações nos diversos campos da sociedade está voltado para compreender e intervir com o objetivo de promover a saúde levando em conta os aspectos biopsicossociais.

UNDB: Quais são as principais habilidades que o estudante de Psicologia irá desenvolver ao longo do curso?

Ilara: O estudante de Psicologia precisa desenvolver, além de suas competências técnicas, habilidades comportamentais como as verbais, de empatia, escuta, autoconhecimento, trabalho em equipe e liderança.

UNDB: Promovemos esta semana a análise de um filme (Cisne Negro) e na próxima teremos uma mesa redonda que vai analisar o “sentimento de culpa”. Qual o enfoque destas atividades e qual a importância de levar essas discussões a estudantes e profissionais da área?

Ilara: O evento “Diálogos com a Psicologia” foi pensado como forma de oxigenar a chegada da Psicologia na UDNB, e ao mesmo tempo dar oportunidade à comunidade da Psicologia e de ciências afins, de debater junto a profissionais que vêm se consolidando no mercado, temáticas relevantes e que se fazem presentes na prática do profissional da Psicologia.

Teremos também em nossa programação de junho interfaces da Psicologia com profissionais do Direito e das Ciências Sociais.

Ilara Nogueira da Cruz é Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Psicóloga - CRP 22/01344.