Projetos do curso de Sistemas de Informação são aprovados pela FAPEMA

02.02.16

Os projetos de pesquisa: "Um sistema de informação ao passageiro de transporte público" e "Ferramenta para auxílio da escrita com os olhos" foram submetidos a uma criteriosa seleção e estão sendo apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Prof. Msc. Bruno Lima, os projetos têm total apoio da UNDB e ele informou que a pesquisa para passageiros de transporte coletivo evoluiu a partir de um trabalho de conclusão de curso do pesquisador Paulo Heluy, graduado em 2014 pela UNDB, sob sua orientação.

"O projeto do pesquisador Paulo Heluy, orientado por mim, foi inicialmente pensado sob a lógica do georreferenciamento das linhas de ônibus de São Luís. Neste projeto, que iniciamos em janeiro com outros graduandos, proporcionaremos aos utilizadores do transporte público a possibilidade de, através desse georreferenciamento, saber sobre horários dos coletivos, trajetos, visualização de pontos de paradas de ônibus e localização atual. Desenvolveremos a pesquisa durante o período de um ano e esperamos lançá-la em aplicativos no início do ano que vem, tanto para smartphones Android quanto para IOS, para enfim ajudar todos que fazem uso do transporte público para locomoção", comentou Bruno.

Para Denis Viana, aluno do 4º período do curso e um dos componentes da equipe que analisa sobre o georreferenciamento do transporte público, o projeto vem atender a demanda cada vez maior de usuários dos ônibus.

"São Luís tem uma frota enorme de coletivos e assim como em outras grandes capitais do Brasil é perfeitamente pertinente o uso de um aplicativo destes que facilita o percurso realizado pelos moradores e turistas que chegam aqui", finaliza.

foto[2]

Já o projeto "Ferramenta para auxílio da escrita com os olhos"  teve sua origem baseada em pesquisa do também Prof. Mestre da UNDB, Wener Sampaio, que enveredou estudos em Visão Computacional, conta com outro grupo de alunos desenvolvedores, como é o exemplo do aluno do 7º período, Thiago Feitosa. Ele relata como um dos pontos principais de ter se interessado pelo projeto a possibilidade de inserção ou reinserção de pessoas que apresentam alguma limitação de movimento.

"Neste trabalho de pesquisa estamos focados em desenvolver uma ferramenta capaz de interagir com o utilizador, primeiro através do reconhecimento facial, segundo, que é o ponto principal da nossa pesquisa, a total autonomia do usuário sobre computadores ou smartphones através do globo ocular do indivíduo. Desta maneira, quem tem algum tipo de limitação de movimentos, seja por acidente vascular cerebral ou acidentes que levaram o indivíduo a tetraplegia poderão se comunicar de maneira mais eficaz e vislumbrar uma recolocação no mercado de trabalho", comenta Thiago.

Para os estudantes o apoio da UNDB tem sido primordial tanto na colocação de maneira prática daquilo que é aprendido em sala de aula, quanto no aprendizado de novos conceitos.

"Aqui eu me sinto muito motivado. Todos estes projetos interdisciplinares garantem elevação profissional e ascensão na carreira acadêmica. A nossa intenção é a de que estas tecnologias que pesquisamos aqui possam ter alcance em nível global", conclui Thiago.

Cabe ressaltar que além destes dois projetos, no segundo semestre do ano de 2015 a UNDB também teve outra pesquisa científica apoiada pela FAPEMA, trata-se do trabalho de pesquisa "Sistema Computacional de Automação de Restaurantes", coordenado pelo professor Me. Wener Sampaio, que visa acelerar o serviço de pedido de clientes em restaurantes, identificando as preferências de cada cliente, criando um serviço remoto utilizando a plataforma da web.