Projeto Interdisciplinar de Engenharia de Produção

28.05.16

No último dia 24/5 alunos do 8º e 9º períodos do Curso de Engenharia de Produção apresentaram o Projeto Interdisciplinar do curso, que tem como característica principal estudar de maneira planejada uma situação real, integrando conceitos de diversas disciplinas, a fim de apresentar uma solução desejável, viável e realizável, podendo ser verdadeiramente aplicada e útil a quem se destina.

Para esta atividade o objeto de estudo foi a lavanderia Lavamatic, buscando melhorias operacionais aos serviços oferecidos por aquela organização. Para atingir o objetivo proposto foi necessário elaborar o fluxograma dos processos, definir indicadores de produtividade e elaborar o POP – Procedimento Operacional Padrão, ferramenta que garante um processo/serviço seja oferecido sem variações indesejáveis, podendo a empresa manter a qualidade oferecida.  Para tanto, a turma foi dividida em três equipes e cada uma foi responsável por apresentar os resultados do estudo desenvolvido em três processos: tingimento, lavagem de edredons e lavagem de tapetes.

foto[2]

Durante o desenvolvimento do projeto os estudantes contaram com o apoio do Diretor Administrativo da Lavamatic, André Cutrim, que recebeu os acadêmicos de portas abertas na empresa, além dos ensinamentos dos professores: Jone Leonardo, Moacir Santiago e César Lobato, responsáveis pelas disciplinas envolvidas no projeto.

Já no dia da apresentação, o empresário esteve presente na Instituição, e opinou de maneira enriquecedora durante a exposição feita pelos alunos e ao final, nossos discentes foram convidados a retornar à empresa no próximo semestre para conferir que algumas das melhorias propostas serão implantadas.

A coordenadora dos Cursos de Engenharia da UNDB, Profa. Ma. Bárbara Elis Pereira Silva, parabeniza aos acadêmicos e docentes envolvidos no Projeto Interdisciplinar ressaltando que a atividade fora um sucesso.