Professora representa a UNDB em Congresso

28.08.08

A Professora Esp. Marineis Merçon representará a UNDB na IX Jornadas de Estudios Medievales y XIX Curso de Actualización em Historia Medieval, evento que acontece entre os dias 1º e 5 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina, e é organizado pelo Departamento de Investigaciones Medievales del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de la Argentina - DIMED - e pela Sociedad Argentina de Estudios Medievales - SAEMED.
O DIMED e o SAEMED reúnem professores e estudiosos da História e da Literatura de várias nacionalidades a fim de discutir temas voltados à Idade Média.
Durante sua apresentação Marineis defenderá o artigo \"Resíduos das cantigas Trovadorescas de Amigo e de Amor na Música Popular Brasileira - MPB\", tendo como foco a MPB de Chico Buarque e Caetano Veloso.
Apaixonada pela MPB, a Professora de Português da UNDB, Marineis Merçon, fez uma pesquisa sobre Trovadorismo - escola literária do período medievo - e analisou as Cantigas de Amor e de Amigo através da Teoria da Residualidade Literária e Cultural, desenvolvida pelo Professor Dr. Roberto Pontes, da Universidade Federal do Ceará.
A referida teoria parte do pressuposto de que assim como na natureza nada se perde, na Literatura, nada é original, tudo é residual. Portanto, Chico e Caetano, segundo a Professora Marineis, trazem no bojo das suas cantigas a vassalagem amorosa, o sofrimento pela amada ausente, a idealização amorosa, dentre outras concepções características das cantigas trovadorescas.
Ao defender essas idéias Marineis Merçon objetiva e levar aos argentinos o estudo realizado a partir da MPB e das Cantigas de Dom Dinis (1261-1325). \"Esse trabalho tem como finalidade buscar na pureza d´alma dos artistas trovadorescos a essência do sentimentalismo, como o de Dom Dinis, para produções contemporâneas dos músicos brasileiros, como Chico Buarque e Caetano Veloso\", revela.
E a UNDB, celebra com a Professora Marineis Merçon, a oportunidade de levar aos argentinos, um estudo sobre a rica musicalidade brasileira.