Professor de Direito da UNDB lança livro

05.09.13

O Teatro Maria Izabel Rodrigues acolheu na noite da última quarta-feira (4/9) o lançamento do livro “Delegado de Polícia em Ação – Teoria e Prática”, de autoria do Prof. Cleopas Isaías Santos, em parceria com Bruno Taufner Zanotti, prestigiado Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo.
A carência do mercado editorial brasileiro que trata do cargo de Delegado de Polícia foi um dos principais motivos para a publicação do livro. Poucas são as obras escritas por profissionais da classe e que conheçam o cotidiano da atividade policial. Assim, a obra é direcionada, ao mesmo tempo, para os profissionais da área, para os estudantes de direito, para os candidatos a concurso público e para todos que, de alguma forma, queiram conhecer o cargo e a atividade policial.
A publicação faz parte da Coleção “Carreiras em ação”, da Editora JusPodivm, e traz abordagem que abrange os aspectos do inquérito policial, do auto de prisão em flagrante, do termo circunstanciado, das medidas cautelares, entre outros. Ainda na cerimônia de lançamento do livro o Prof. Cleopas Isaías palestrou sobre “Ressonâncias da Lei Nº 12.830/2013 nos direitos fundamentais do investigado”.
O evento foi prestigiado por profissionais da área, além de docentes e acadêmicos da UNDB.

Sobre Cleopas Isaías Santos:
Doutorando e Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS. Atuação em Direito Público, com ênfase em Direito e Processo Penal, especialmente em Teoria Geral do Crime, Direito Penal Ambiental, Direito Penal e Bioética, Tutela Penal dos Bens Jurídicos Supra-Individuais, Teoria Geral do Processo Penal, Sistemas de Investigação Criminal e Medidas Cautelares Processuais Penais. Professor da Academia Integrada de Segurança Pública do MA, da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul - FESDEP/RS, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - ESMAM e do progrma de pós-graduação em ciências criminais da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão - ESMP. Delegado de Polícia, ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do MA; Palestrante; e autor de artigos em periódicos especializados, nacionais e estrangeiros, e de capítulos de livros. (Texto disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294775D4)