Profª. Nazaré Barros no XVIII CBC

10.09.08

O Curso de Pedagogia da UNDB, coordenado pela Profª. Msc. Evangelina Martins Noronha, comemora o sucesso da II Semana de Educação: Currículo e Práticas Pedagógicas: debates contemporâneos, promovida pelo Curso entre os dias 7 e 10 de outubro.
O encontro teve como objetivo discutir as práticas pedagógicas a partir de diferentes enfoques curriculares, além de refletir sobre a necessidade da organização de um currículo flexível, capaz de atender às demandas de cada nível e modalidade de ensino na Educação Básica Brasileira e Maranhense. Para tanto, contou com a presença de grandes nomes da prática pedagógica que auxiliaram no melhor entendimento e aplicação dessas metodologias.
A programação incluiu conferências, com os renomados professores: Prof. Dr. Pedro Demo (Currículo e Práticas Pedagógicas: debates contemporâneos) e Prof. Dr. José Carlos Libâneo (O desafio da escola: o ensino geral, comum, para sujeitos diferentes), debates, mesas redondas - mediadas por representantes das seguintes Instituições: UNDB, UFMA (Universidade Federal do Maranhão), UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), SEDUC (Secretaria de Estado da Educação) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação), oficinas, comunicações orais, concurso de papers e cases produzidos em 2007.2, lançamento de livros e atividades culturais.
Um dos pontos positivos do evento foi a intensa participação do público presente, em sua maioria formado por estudantes e profissionais da Pedagogia, que através de questionamentos e colocações relevantes fomentou os debates, tornando o momento ainda mais enriquecedor de idéias e experiências.