Produção artesanal x em massa

05.04.16

Acadêmicos do 3º, 4º e 5º períodos do Curso de Engenharia de Produção desenvolveram atividades de estudo de caso para fixação e conhecimento prático acerca do tema proposto, na disciplina “Organização do Trabalho”, ministrada pelo Prof. Me. Bruno Pompeu.

A atividade teve como principal objetivo consolidar os conceitos da Escola Clássica, precursora da Administração Científica das organizações, iniciada no fim do século XIX e popular até os dias atuais.

Para tanto os grupos seguiram um roteiro de projetos que estabelecia os seguintes requisitos mínimos: contextualizar a empresa (setor produtivo; área de atuação e experiência/reputação); analisar o modo de organização das empresas segundo três critérios (especialização da mão de obra, padronização de peças e volume de produção); evidenciar as diferenças entre ambos os modos de organização do trabalho entre as empresas abordadas.

Por meio de vídeos, panfletos, slides e até alguns produtos foram expostos, os trabalhos, em sala pelos alunos. Foram apresentados trabalhos como: Confecção de guitarras artesanais X Industriais; Produção de massas caseiras X Fast Food; Diferentes métodos de produção para doces caseiros; Produção de cervejas artesanais X Industriais; Métodos de produção para galetos assados e Produção de laticínios artesanais X Industriais.

Os conteúdos motivaram as discussões e instigaram o olhar científico sobre assuntos do cotidiano, como a identificação e aplicação dos métodos e práticas da produção em massa. “A experiência foi enriquecedora para todos nós”, finalizou o Prof. Me. Bruno Pompeu.