UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Prismas do Direito Civil-Constitucional

13.05.15

Pela primeira vez o Encontro do Grupo de Pesquisa: Prismas do Direito Civil-Constitucional – PUC/RS terá transmissão ao vivo. E, a UNDB foi a IES escolhida para esta primeira transmissão, na próxima quinta-feira, 14, das 12h às 14h, no Laboratório de Informática da Engenharia (ao lado do LPJ).
A reunião será transmitida via skype da PUC e é aberta a todos os alunos de Direito da UNDB, que estão convidados a participar deste importante momento de discussão. O tema em debate será “Direito e Internet: regulação arquitetônica da Rede”.
A transmissão é fruto da parceria entre o grupo de pesquisa da PUC/RS e o grupo de pesquisa da UNDB “Aletheia, Hermenêutica Desconstrução e Direito”, sob coordenação do Prof. Jayme Camargo.
O painelista do encontro será o professor Rodrigo Aguiar, Mestre em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Direito do Estado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
O grupo de estudos, formado em 1997, é coordenado pelos professores Ricardo Aronne e Clarice Beatriz da Costa Söhngen, e é vinculado à PUC/RS.

Sobre o Prismas: O grupo de pesquisa Prismas projeta-se com vistas a perceber o fenômeno jurídico privado em sua expressão caótica, plural, multifacetada e multifacetária, renunciando ao dado pelo saber construído.
Prismando a dogmática que moldou o Direito Civil tradicional, busca-se compreender os contornos e as possibilidades do Direito Privado na atualidade, identificado com os fenômenos da repersonalização do Direito, publicização do Direito Privado e constitucionalização do Direito Civil.
Operando à luz do pensamento tópico-sistemático, fulcrado na percepção axiológica intersubjetiva da racionalidade móvel e aberta do sistema jurídico, sem descurar da complexidade e transdisciplinariedade da própria noção de ciência, busca-se traduzir um olhar includente e possível para o desafio do Direito Civil contemporâneo.

Mais informações sobre o grupo, no blog: http://grupodepesquisaprismas.blogspot.com.br/