UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Premiação FAPEMA

28.11.13

“O trabalho dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis na cidade de São Luís - MA” é o título do trabalho vencedor do Prêmio de Melhor Trabalho – Área: Ciências Sociais, do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Produzido pela aluna do 10º período do Curso de Direito, Themis Araújo, sob a orientação da Profa. Ma. Thaís Viégas, o trabalho foi apresentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

Para a professora Thaís Viegas “O Prêmio significa não apenas o reconhecimento do trabalho realizado ao longo da pesquisa, mas, também, promove um estímulo fundamental para discentes e docentes na área do Direito Ambiental”, afirma.

Já para Themis a participação no Seminário foi uma oportunidade para demonstrar os resultados alcançados durante a realização da pesquisa, assim como um momento para ter contato com outros pesquisadores, o que proporcionou uma troca de significativa relevância. “Conquistar o Prêmio é uma satisfação e alegria ímpar. É muito bom ver o nosso estudo, esforço e trabalho ser reconhecido pela comunidade acadêmica. Só tenho a agradecer à FAPEMA pelo incentivo e apoio, à orientação da professora Thaís, indispensável para que chegássemos até aqui, e à UNDB por permitir o desenvolvimento de projetos, como este, de objetivos voltados ao desenvolvimento acadêmico”, declarou a aluna.

A pesquisa realizada está inserida no projeto Direito ambiental, sociedade de risco e resíduos sólidos: os impactos da Lei nº 12.305/2010 no Estado do Maranhão e sobre o Município de São Luís, aprovado pela Fapema, no âmbito de seu programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC). Tem como objetivo principal acompanhar as medidas administrativas e as providências legislativas levadas a cabo pelo Município de São Luís, no sentido de cumprir a determinação constante no art. 55 da Lei nº 12.305/2010, quanto à elaboração de seu plano de gestão integrada de resíduos sólidos.

Para a Profa. Dra. Rosane Guerra, diretora-presidente da Fapema, um dos muitos objetivos das premiações promovidas pela Fapema é estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, com impactos e resultados para a sociedade. Premiar iniciativas como essa é um estímulo, um reconhecimento ao talento e empenho dos jovens pesquisadores locais e de seus orientadores em prol do desenvolvimento da Ciência & Tecnologia no Estado, afirma a presidente.