Planejamento, organização, direção e controle

12.05.16

As principais funções do Administrador Contemporâneo, sendo elas: planejamento, organização, direção e controle, foram o foco dos trabalhos apresentados, no último dia 10/4, por alunos do 2º período do curso de Ciências Contábeis.

Em atividade promovida pela Profa. Esp. em Gestão das Organizações, Rosimary Carneiro Sousa, os acadêmicos aplicaram os conhecimentos adquiridos na disciplina Administração Geral e simularam a criação de um Escritório de Contabilidade. Segundo a professora o objetivo da atividade é motivar os alunos a vislumbrarem o seu futuro profissional com uma ótica empreendedora e reformulada da profissão contábil, tendo em vista que o atual cenário exige um perfil em que o Contador assuma a sua principal função, que é participar na solução dos problemas econômicos, financeiros e patrimoniais das pessoas, recomendando ações para a tomada de decisões nestas áreas.

Rosimary Sousa afirma que atualmente o profissional contábil não absorve apenas rotinas como: abrir e fechar empresas; cuidar dos registros e controle dos funcionários; escriturar os livros fiscais e comerciais; gerar guias de tributos a serem pagos e prestarem informações ao Fisco. “Essas funções são mínimas para o bacharel em Contabilidade, que necessita ocupar o seu espaço profissional a fim de ser valorizado. E despertar em nossos alunos essa visão é essencial para a formação de profissionais mais conscientes do seu papel na sociedade”, conclui a professora.

A Coordenadora do Curso, Maria de Nazaré dos Anjos Barros, esteve presente e acompanhou as apresentações dando o seu apoio e motivação para os futuros profissionais.