Pesquisas da UNDB são aprovadas no edital Universal da Fapema

05.08.16

A pesquisa acadêmica é um importante instrumento do desenvolvimento científico e a UNDB apoia e incentiva seus alunos e professores a se engajarem em projetos de pesquisa. Quatro docentes da instituição acabam de ter seus projetos aprovados no Edital Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA: Prof. Me. Arnaldo Vieira, coordenador do curso de Direito; Prof. Me. Bruno Lima, coordenador do curso de Sistemas de Informação, Prof. Me. Allan Kássio Beckman Soares da Cruz, também do curso de Sistemas de Informação, e Prof. Me. Rafael Nunes, coordenador do curso de Odontologia.

“Elaboração de uma Ferramenta para Implantação de Gestão do Desenvolvimento de Software em Conformidade com o MPS.BRA” é o título da pesquisa do professor Bruno Lima, que aborda a gestão de projetos, as características que levam ao sucesso ou fracasso dos projetos nas organizações e os desafios da gestão de projetos na área de tecnologia da informação e comunicação. “Iremos levantar os fundamentos de modelos de referência para a melhoria do processo de desenvolvimento nas organizações produtoras de software, analisando de que forma os modelos existentes podem propiciar uma gestão efetiva dos projetos e um aumento no desempenho das empresas”, explica Bruno Lima.

Com a pesquisa, a proposta do professor com auxílio dos alunos integrantes do projeto, é desenvolver uma ferramenta aberta e que seja disponibilizada a todas organizações maranhenses, para controle do processo de software. “Essa ferramenta de controle será capaz de satisfazer os processos e resultados esperados do nível G do MR-MPS-SW. O principal objetivo do projeto é dar uma ferramenta gratuita, simples de implantar nas empresas maranhenses, habilitando-as para ganhar o selo de qualidade MR-MPS-SW e, consequentemente, participar de licitações abertas pelos órgãos para contratação de desenvolvimento”, completa o coordenador.

Também do curso de Sistemas de Informação, outra pesquisa aprovada pelo edital Universal da Fapema é “Uma ferramenta online de autoria para a criação de jogos de tabuleiro virtuais e interativos para apoio didático no âmbito da educação básica maranhense”, coordenada pelo professor Allan Beckman. A ideia do trabalho é fazer com que professores da educação básica possam desenvolver jogos digitais por meio da utilização de um software de autoria, possibilitando aos docentes acesso a uma nova tecnologia educacional, em que eles seriam capazes de gerar e compartilhar conteúdos, conhecimento e aprendizagens com seus alunos e outros professores.

“O professor deve conhecer a tecnologia que vai utilizar, não necessariamente toda a parte técnica, mas as potencialidades da tecnologia, pois toda aula, seja ela com ou sem tecnologias digitais, deve ter objetivos que favoreçam os processos de aprendizagem. A possibilidade de permitir ao professor criar o jogo virtual que será utilizado em sala de aula favorece esse processo de conhecimento”, comenta o professor Allan Beckman.

O estudo do regime militar e os atos de repressão à população LGBTI, durante o período ditatorial no Maranhão, é o objeto de estudo da pesquisa “Memória e verdade: repressão e resistência arco-íris no Maranhão dos anos de chumbo (1964-1985)”, coordenada pelo professor do curso de Direito, Arnaldo Vieira. “A finalidade da pesquisa é contribuir para um debate público qualificado sobre a memória e a verdade sem negligenciar que a população LGBTI também foi vítima do regime militar. A escassez de literatura científica e a timidez com que as comissões da verdade vêm abordando o recorte LGBTI, tornam a pesquisa ainda mais necessária, com destaque para a realidade maranhense, ainda pouco explorada com relação às violações perpetradas durante o período ditatorial”, afirma Arnaldo Vieira.

Avaliar os efeitos causados pelo consumo de bebidas ácidas nas resinas utilizadas em restaurações é o objetivo da pesquisa aprovada, coordenada pelo professor do curso de Odontologia, Rafael Nunes. “Efeito de bebidas ácidas sobre a rugosidade superficial de materiais restauradores diretos” é um estudo que se propõe a investigar a influência de bebidas industrializadas ácidas nos diferentes tipos de resina compostas presente no mercado. “Com a modificação do estilo de vida da população, o hábito alimentar se alterou, aumentando a consumação de alimentos e bebidas industrializadas. Sabe-se que esse tipo de bebida contém um Ph ácido, porém, não há muito estudo na literatura sobre os danos que podem ser causados aos diferentes tipos de resina”, pontua Rafael Nunes.