Pequenos consumidores conscientes

03.10.14

Alunos de Direito da UNDB membros do Projeto de Extensão Consumidor Cidadão, coordenado pelo professor Felipe Camarão, explicaram sobre o Código de Defesa do Consumidor para os alunos do Ensino Fundamental II, do Colégio Dom Bosco, nessa sexta. Durante seis meses os estudantes da UNDB fizeram um estudo apurado do código para apresentar aos pequenos consumidores os principais aspectos da lei de forma lúdica e dinâmica. Divididos em pequenos grupos os alunos do Dom Bosco aprenderam sobre o consumo consciente, o que é o ser um consumidor e como reivindicar os direitos. Um dos jovens consumidores foi a aluna Ana Maria de Melo, que achou o projeto bem interessante “Aprendi sobre o Procon e sobre como reivindicar meus direitos”, explica.

A acadêmica Juliana Barros, do 4º período de Direito, acredita que a importância da ação dessa atividade é trazer para a realidade das crianças a ideia de que eles também são consumidores. “Os alunos já tem a ideia de que devemos consumir conscientemente, planejar os gastos e o conhecimento sobre o Código só reforça essa concepção”, afirma.

O coordenador de Extensão do Curso de Direito, Prof. Me. Daniel Almeida acredita na efetividade do projeto para a formação de consumidores conscientes. “Essa é uma questão muito importante para a meninada de hoje, que gosta muito de consumir celulares, vídeo games, roupas e etc. E a ideia é que eles passem a olhar para a questão do consumo com outra perspectiva, para compreender não só os direitos, mas a responsabilidade do consumidor” acrescenta.