Palestra com o Prof. Msc. Roberto Di Sena Jr.

13.08.08

O Curso de Direito e o Núcleo de Estudos em Direito e Desenvolvimento da UNDB, promoveram no último dia 4 de agosto, palestra intitulada \"O cumprimento das normas de Direito Internacional\", ministrada pelo Prof. Msc. Roberto Di Sena Júnior.
Em seu discurso, Roberto Di Sena Júnior tratou de um assunto relevante e polêmico: o cumprimento das normas de Direito Internacional por parte dos Estados.
Uma vez que é comum a crença de que o Direito Internacional é descumprido, e que as relações internacionais são regidas apenas por relações de poder, foi interessante perceber, através da conversa com o professor, que tal área do Direito tem sim uma grande margem de cumprimento e efetividade, apesar dos interesses dos Estados determinarem tais fatores.
A conversa se deu majoritariamente com os alunos das disciplinas de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado, embora outros estudantes tenham se interessado e comparecido. A participação dos alunos, fomentando o debate por meio de questionamentos foi outro ponto positivo, o que demonstra o perfil investigativo e inquieto dos acadêmicos do curso de Direito da UNDB.