PAJUP em visita técnica

22.05.12

Alunos do Curso de Direito membros do PAJUP - Programa de Assessoria Jurídica Universitária Popular - realizaram, recentemente, duas visitas técnicas: à CPT - Comissão Pastoral da Terra e ao INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Durante a visita à CPT, que é um órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e desenvolve junto aos trabalhadores e trabalhadoras da terra um serviço pastoral, os estudantes conheceram um pouco do trabalho da Comissão, que atua em situações de conflitos agrários, trabalhando junto a posseiros, índios, quilombolas, migrantes, entre outros que lutam por liberdade e dignidade. O momento foi muito importante para que o Grupo de Extensão pudesse compreender melhor o cenário dos conflitos no Maranhão e entender a atuação da entidade nesses conflitos.
Já na visita ao INCRA, Instituto que é uma autarquia federal que tem a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União e está implantado em todo o território nacional por meio de 30 Superintendências Regionais, os alunos tiveram a oportunidade de compreender melhor como são realizadas as atribuições da autarquia e qual o impacto das suas ações na mediação e resolução de conflitos agrários e sócio-ambientais no Estado do Maranhão.
Os estudantes também puderam entender o modelo de assentamento com a concepção de desenvolvimento territorial, defendido pelo INCRA. Trata-se de modelos compatíveis com as potencialidades e biomas de cada região do país e fomentar a integração espacial dos projetos.