Núcleo de Prática Jurídica da UNDB amplia espaço para atendimento

18.08.14

“O Núcleo de Prática Jurídica é o coração de um curso de Direito”. As palavras da Profa. Dra. Ceres Murad, na cerimônia de inauguração da nova sede do Núcleo, destacam a importância da prática na aprendizagem dos estudantes. “Esse é um espaço em que todo o sentido da criação profissional é simbolizado: pelo serviço às comunidades”, ressalta a professora Ceres.

A cerimônia aconteceu nesta segunda, 18.08, e contou com a presença da Diretora Administrativa Adjunta – Rebeca Murad, do Coordenador do NPJ – Prof. Esp. Roberto de Oliveira Almeida, a Coordenadora de Monografia do Curso de Direito – Profa. Ma.  Thais Viegas, e o Coordenador de Extensão de Direito – Prof. Me. Daniel Rodrigues. A nova sede do núcleo funcionará com maior área para recepção ao jurisdicionado, mais baias de atendimento e espaço de estudo para os acadêmicos.

Para o Coordenador do NPJ, Prof. Roberto Oliveira, esse novo espaço vai incrementar a produção dos alunos e atender melhor aos assistidos. O professor destaca também o funcionamento do Centro de Conciliação, que atuará em casos encaminhados pelo Núcleo. “Havendo a possibilidade de fazer acordo, agendaremos uma audiência no Centro de Conciliação e os jurisdicionados serão atendidos por alunos que participaram do Curso de Formação de Conciliadores do Tribunal de Justiça”, explica o professor.

A estudante Priscila Fialho, do 9º período, aprova o novo espaço, principalmente pela área de estudo. “Em relação à experiência profissional, o NPJ é uma oportunidade não só de praticar o que aprendemos, mas também manter os estudos em dia e ter um contato real com os jurisdicionados”, acrescenta a acadêmica.

A professora Thais Viegas destaca que o NPJ cumpre um papel bastante representativo, pois é o momento em que o curso de Direito abre as suas portas e se permite dialogar com a sociedade, contribuir para o crescimento social e para a formação técnico-científico. “O NPJ é um esforço contínuo para que o curso de Direito cresça junto com seu corpo discente e se consolide para a sociedade com um curso para além do que se pode esperar de uma formação superior”, ressalta a professora.